Plano de Aula: Jogo dos Textos Sagrados
Olá Professores!
Hoje é dia de compartilharmos mais uma proposta de plano de aula para abordar conteúdo: Narrativas religiosas, para o 5° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
Segmento/ano: 5° ano
Conteúdo:
- Fatos e acontecimentos religiosos.
- Os acontecimentos religiosos presentes na tradição oral.
- Os acontecimentos religiosos presentes em textos sagrados.
Habilidades específicas de Ensino Religioso (BNCC):
- (EF05ER01) Identificar e respeitar acontecimentos sagrados de diferentes culturas e tradições religiosas como recurso para preservar a memória.
- (EF05ER07) Reconhecer, em textos orais, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.
Objetivos:
- Ilustrar os modos de ser e viver importantes presentes nas tradições orais.
- Descrever ensinamentos presentes em diferentes textos orais.
- Descrever acontecimentos sagrados preservados nas memórias religiosas.
- Comparar diferentes narrativas religiosas.
- Parafrasear diferentes narrativas sagradas.
Encaminhamento metodológico¹:
Inicie aula perguntando para os alunos:
- De onde vem os ensinamentos que as religiões ensinam?
- Quais são esses ensinamentos?
- O que eles querem mostrar?
- Quem fez o registro desses ensinamentos? Quando foram feitos?
- Como são realizados os registros desses ensinamentos?
Estes questionamentos possibilitam trabalhar com os conhecimentos que os estudantes já possuem. Como na casa de cada um é possível perceber que os pais passam os conhecimentos que têm para seus filhos, mas quem ensinou os pais dos seus pais, ou seja, seus avós? E quem ensinou seus avós? E seus/as bisavôs/vós?
Após ouvir e dialogar com as respostas, é importante mostrar que há religiões que possuem Textos Sagrados escritos e religiões onde os Textos Sagrados são orais, levar imagens dos diferentes Textos Sagrados escritos, projetar na TV, tela, para que os estudantes possam conhecer, até porque é possível verificar o idioma de cada um deles.
Em seguida, mostrar as formas de guardar os conhecimentos transmitidos pela Oralidade, como a dança, gestos, cantos dos povos indígenas e das religiões de matriz africana.
Após trabalhar essa parte do conteúdo é possível explorar os mitos, as narrativas e quem fazia essas narrações, ou seja, quem transmitia esses conhecimentos. O respeito a ancestralidade é muito presente em todas as religiões e com certeza essas tradições, esses ensinamentos estão vivos devido a essa ancestralidade.
Temos presente em nosso físico, nossas atitudes, nossa alimentação, nossa maneira de se vestir, nossa maneira de falar, nossa opção religiosa os ensinamentos daqueles que já partiram ou daqueles que ainda nos passam esses ensinamentos.
Depois de mostrar, apresentar esses conteúdos é possível “brincar”, como forma de avaliar ou iniciar o conteúdo fazendo a atividade proposta nesse jogo: Jogo dos Textos Sagrados.

Para acessar o jogo basta CLICAR AQUI.
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Referências:
¹ ASSINTEC. Jogo dos Textos Sagrados. Disponível em: <https://ensinoreligiosopraticaspedagogicas.blogspot.com/2020/06/jogo-textos-sagrados-orais-e-escritos.html>. Acesso em: 23 ago 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf>. Acesso em: abril, 2021.
BNCC NA PRÁTICA. Explore a Matriz. Disponível em: <http://www.bnccnapratica.com.br/explore-a-matriz>. Acesso em: 23 ago 2022.
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