Plano de aula: Símbolos religiosos encontrados no cotidiano
Olá Professores!
Neste post apresentaremos uma proposta de plano de aula para abordar conteúdo: Símbolos religiosos encontrados no cotidiano, para o 2° ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Segmento/ano: 2° ano
Conteúdo:
- Símbolos pessoais, familiares e identidade: Símbolos e identidade pessoal: objetos, fotos, registros; Símbolos e identidade familiar: objetos, fotos, registros.
- Símbolos presentes no cotidiano: Símbolos que representam identidades pessoais encontrados no cotidiano; Símbolos religiosos encontrados no cotidiano (casa, escola, espaço público).
Habilidades específicas de Ensino Religioso (BNCC):
- (EF02ER03) Identificar as diferentes formas de registro das memórias pessoais, familiares e escolares (fotos, músicas, narrativas, álbuns…).
- (EF02ER04) Identificar os símbolos presentes nos variados espaços de convivência.
- (EF02ER05) Identificar, distinguir e respeitar símbolos religiosos de distintas manifestações, tradições e instituições religiosas.
Objetivos:
- Reconhecer símbolos pessoais e sua relevância no estabelecimento de vínculos e história pessoal.
- Identificar símbolos pessoais e familiares.
- Compreender os símbolos pessoais como representação da sua história e identidade.
- Identificar a presença de símbolos no cotidiano.
- Ilustrar a presença de símbolos em diferentes espaços de convivência.
- Descobrir que existem diversos símbolos que permeiam o cotidiano.
- Reconhecer diferentes símbolos religiosos e seus significados.
- Valorizar a importância dos diferentes símbolos religiosos.
- Reconhecer diferentes símbolos religiosos.
sím.bo.lo são linguagens que expressam sentidos, possuem a função de comunicar e exercem um papel relevante para a constituição das diferentes Tradições Religiosas no mundo. Fonte: http://www.dicionariodesimbolos.com.br/.
É importante compreender que “o homem é um ser simbólico, sendo assim “capaz de criar a linguagem, os mitos, a arte e a religião por meio dos símbolos” (NASSER, 2006, p.14)”. A compreensão e identificação de como as Tradições Religiosas se efetivam através da simbologia, possibilitando ações de reflexões contra o preconceito e a intolerância religiosa, pois “os símbolos contam histórias de um povo, suas crenças, medos e esperanças (NASSER, 2006, p.26).
Para Nasser “a linguagem é a expressão da alma e a linguagem simbólica apresenta-se como uma porta que abre caminho para que a transcendência se manifeste. O símbolo, como aqui está sendo compreendido, é um atalho de acesso ao Transcendente. Um veículo capaz de transportar o indizível e torna-lo expresso, com isso sendo desvelado aos poucos. A linguagem simbólica é a ponte que faz o ser humano ir além de si, do mundo e da história (2006, p.26)”.
Ainda segundo autor “entre os próprios estudantes deve haver grupos que possuem os seus símbolos. Estes símbolos existirão enquanto o grupo existir, pois, quando o grupo não mais estiver junto, o símbolo morrerá também.” (NASSER, 2006, p. 39).
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO:
- Apresentar aos alunos os símbolos globais ou comerciais (sem legenda, para que os alunos adivinhem), para podermos fazer a relação destes com os símbolos religiosos, que era o grande objetivo. Exemplo de símbolos:




- Converse com seus alunos sobre a importância desses símbolos, que sentidos podem ter, quais suas funções, como eles mudam ao longo do tempo. Ao identificarem as imagens, ou nos símbolos, os estudantes podem disputar para ver quem acertava primeiro o símbolo, para apresentarem exemplo do seu cotidiano.
- Em seguida apresente alguns os símbolos de cunho religioso. Por exemplo: Estrela de Davi, símbolo do Judaísmo; símbolos do Budismo, do Cristianismo, do Islamismo, do Hinduísmo, do Taoísmo, das Religiões Indígenas e Afro-Brasileiras.
- Questionar os alunos sobre a qual religião pertence determinado símbolo.
- Em seguida, ou na aula seguinte, entregar um envelope para cada equipe, contendo duas folhas. Na primeira folha deve ter duas citações de textos sagrados (Bíblia Sagrada; o Livros Sagrado dos Judeus, encontra-se no Antigo Testamento da Bíblia Cristã; Alcorão e Evangelho Segundo Espiritismo), os alunos devem ler o trecho do texto e encontrar os símbolos ali presentes. Já na segunda folha, inserir diversos símbolos para que os educandos pesquisassem na internet a qual religião ou as quais religiões aquele símbolo pertencia.
ATIVIDADE:
Relacione a primeira coluna com a segunda:
- Muçulmanos ( ) Espírito Santo
- Cristãos ( ) Representa Deus
- Zoroastrismo ( ) Tocha Viva
- Hindus ( ) Calor que transmite benção de Deus
- Animismo ( ) Candelabro de 7 pontas
- Judaísmo ( ) Força divina
- Comunidade das florestas ( ) Feito fogueira para os ensinamentos sobre a criação do mundo
O que achou da proposta? Compartilhe conosco nos comentários.
Para entender mais sobre o Ensino Religioso como conhecimento escolar leia nossos posts:
- Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso e sua importância atual
- Conhecimento religioso no Ensino Fundamental: é só o começo
- O conhecimento religioso na sala de aula
- A educação da consciência religiosa é direito de todos
Sugestões de Leituras:
BRUCE-MITFORD, Miranda. O Livro Ilustrado dos Símbolos. São Paulo, Publifolha, 2001.
ELIADE, Miercea. Mito e Realidade. São Paulo: Perspectiva, 2010.
JUNG, Carl Gustav. O Homem e Seus Símbolos. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
MALLON, Brenda. Os Símbolos Místicos: um guia completo para símbolos e sinais mágicos e sagrados. Trad. Eddie Van Feu. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009.
Equipe Assessoria de História e Ensino Religioso
Sempre que precisar entre em contato conosco: historia@aprendebrasil.com.br
Siga nossas redes sociais: Instagram @aprendebrasil / YouTube: Sistema Aprende Brasil
Referências:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf>. Acesso em: abril, 2021.
CARDOSO, Ibrahim Cardos; JESUS, Nadir de. SÍMBOLOS RELIGIOSOS. Anais do Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso.
NASSER, Maria Celina Cabrera. O Uso dos Símbolos: sugestões para a sala de aula. São Paulo: Paulinas, 2006.
Secretaria de Educação. Prefeitura de Petrópolis. Caminho para Deus. p. 73.
Site: http://www.bnccnapratica.com.br/explore-a-matriz
Deixe o seu comentário!