Plano de aula: Mídias, tecnologias e tradições religiosas
Olá Professores!
Neste post apresentaremos uma proposta de plano de aula para abordar conteúdo: O uso das mídias, redes sociais, sites pelas diferentes religiões, para o 8° ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Palavras-chave:
Ciber-religião; Mídias; Tecnologias; Tradições religiosas
Segmento/ano: 8° ano
Conteúdo:
- Mídias, tecnologias e tradições religiosas: o uso das mídias, redes sociais, sites pelas diferentes religiões
Habilidades específicas de Ensino Religioso (BNCC):
- (EF08ER07) Analisar as formas de uso das mídias e tecnologias pelas diferentes denominações religiosas.
Objetivos:
- Identificar a utilização da mídia pelas religiões.
- Comparar diferentes utilizações de mídia feita pelas religiões.
Encaminhamento metodológico:
- Leia os textos abaixo com seus alunos:
INTERNET, QUE ESPAÇO É ESSE?
Desde menina ouço que a internet surgiu de forma a encurtar distâncias e minimizar custos para qualquer empresa, na escola acelera o ensino e a aprendizagem dos alunos, sendo uma nova modalidade a ser usada pelo corpo docente como metodologia; e nas casas, para que ela serve? Seria para a comodidade dos usuários na compra de produtos, no pagamento de contas, no recebimento de cartas eletrônicas, na consulta de material didático, informação rápida e uma forma de lazer? Percebemos que na atualidade esse espaço cibernético já não é exclusividade da classe alta e que não depende de um computador para existir. Ele simplesmente invade a vida das grandes massas de menor poder aquisitivo também, através de aparelhos tecnológicos de custo acessível como alguns telefones celulares. Através de um clic muitas realidades são transformadas. As relações sociais aumentaram com o surgimento de alguns aplicativos e sites de relacionamento. Mas será que as relações humanas continuam com o mesmo calor que seriam longe das frias redes virtuais? Onde beijos e abraços não são sentidos e mensagens de carinho são “despersonalizadas”, pois estão fadadas ao ctrl C e Ctrl V. Por que trocamos o útil pelo fútil, o humano pela máquina e o calor humano por vãs palavras trocadas em bate-papos com palavras distorcidas, será que é por isso que estamos embrutecendo e sendo dominados pela tecnologia? Afinal, em que espaço nós vivemos? Será o virtual ou o real? Ou já não dá para separar ambos? Internet, quem não a usa? Será um espaço infinito de oportunidades e armadilhas? Vale a pena usá-la, mas com moderação!
Texto de Maria Aparecida de Souza
A VERDADE NA MÍDIA
Uma discussão muito atual diz respeito à verdade na mídia, isto é, nos meios de comunicação. As emissoras de tevê, os jornais, as revistas e as rádios estão nas mãos de grandes empresas de comunicação, que têm seus interesses econômicos e políticos e veiculam as notícias de acordo com esses interesses. A verdade jornalística fica, desse modo, sujeita à manipulação da informação. Pesquisadores da comunicação indicam que hoje há uma unanimidade das posições da mídia: todos os órgãos falam a mesma coisa, da mesma forma. Não há visões diferentes para que o leitor ou espectador forme uma opinião própria. Alguns fatos são omitidos, outros são contados pela metade, outros, ainda, são exagerados. Como reação a essa crise da mídia, vêm sendo criados, no mundo todo, sobretudo na internet, centros de mídia independente. Pretende-se com isso dar possibilidade ao público de conhecer o que se passa por trás da notícia, o que não aparece nos jornais de grande circulação e no noticiário da televisão.
INCONTRI, Dori & BIGHETO, Alessando César. Todos os jeitos de crer. São Paulo: Ática, 2004. v. 4, p. 15-16.
- Discuta o texto com os seus alunos, estimule o destaque para os principais conceitos apresentados relacionando com as suas vidas.
Dica: Professor, assista nossa série de vídeos Conectados e Globalizados, nela discutimos e apresentamos diversos referenciais bibliográficos que podem dar suporte a discussão proposta nessa aula.
- Relações humanas conectadas e globalizadas
- Estamos interconectados?
- A vida em comunidade
- O mundo conectado e a juventude
- O lugar dos saberes neste mundo conectado e globalizado: o papel do professor
- O lugar dos saberes neste mundo conectado e globalizado: o papel das instituições
O que você achou da proposta? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.
Para entender mais sobre o Ensino Religioso como conhecimento escolar leia nossos posts:
- Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso e sua importância atual
- Conhecimento religioso no Ensino Fundamental: é só o começo
- O conhecimento religioso na sala de aula
- A educação da consciência religiosa é direito de todos
Equipe Assessoria de História e Ensino Religioso
Sempre que precisar entre em contato conosco: historia@aprendebrasil.com.br
Siga nossas redes sociais: Instagram @aprendebrasil / YouTube: Sistema Aprende Brasil
Referências:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf>. Acesso em: abril, 2021.
Secretaria de Educação. Prefeitura de Petrópolis. Caminho para Deus. p. 73.
Site: http://www.bnccnapratica.com.br/explore-a-matriz
Deixe o seu comentário!