03/02/2022 - Ensino Religioso

Conhecimento religioso no Ensino Fundamental: é só o começo

 

 

Olá professor! Olá professora!

 

“Por mais cético que seja o homem no que diz respeito à religião, à religiosidade e a espiritualidade, termos estes por vezes intercambiáveis, deve ele admitir que é inegável a influência da religião na formação do povo brasileiro como um todo, e na educação em particular, seja ela formal ou informal”. (SILVA, 2020, p. 2)

 

Que o Ensino Religioso apresenta grandes desafios em sala de aula, nós já sabemos, não é mesmo? Mas, o que se espera desse componente curricular no Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais?

É importante destacar que, conforme atual legislação educacional brasileira, o ensino do Ensino Religioso é de oferta obrigatória para o Ensino Fundamental. E, conforme a BNCC, não é apenas um componente curricular (que antigamente chamávamos de disciplina) ele é uma área do conhecimento, ou seja, possui suas especificidades, competências e habilidades bem delineadas.

Sendo assim, nós professores não podemos ensinar só o que queremos na hora que acharmos melhor. Temos sim nossa autonomia de planejamento, porém com determinações curriculares bem estabelecidas.

 

Mas, por que esse ensino começa já nos Anos Iniciais?

 

Vamos pensar! Crianças são pequenos “exploradores”, ou seja, perguntar, investigar e se surpreender com descobertas é característico nos primeiros anos de vida. Esse momento é ideal para que eles sejam apresentados a diversidade e ao conhecimento religioso que de forma progressiva estimula a elaboração de conceitos e juízos fundamentados em argumentos razoáveis.

Esta sequência no ensino estimula o que o que a BNCC vai chamar de desenvolvimento da capacidade de elaborar argumentos, hipóteses e a prática da dúvida sistemática.

 

Dica: O Canal do Youtube RELIGANDO Ciência da Religião Online pode ser um interessante instrumento para seus estudos e aprimoramento do fazer pedagógico.

 

Para acessar o canal basta clicar aqui.

 

 

Este primeiro contato com conceitos o conhecimento religioso deverá ser consolidado e aprofundado durante toda vida escolar. Lembre-se que

 

Considerando os marcos normativos e, em conformidade com as competências gerais estabelecidas no âmbito da BNCC, o Ensino Religioso deve atender os seguintes objetivos:


a) Proporcionar a aprendizagem dos conhecimentos religiosos, culturais e estéticos, a partir das manifestações religiosas percebidas na realidade dos educandos;
b) Propiciar conhecimentos sobre o direito à liberdade de consciência e de crença, no constante propósito de promoção dos direitos humanos;
c) Desenvolver competências e habilidades que contribuam para o diálogo entre perspectivas religiosas e seculares de vida, exercitando o respeito à liberdade de concepções e o pluralismo de ideias, de acordo com a Constituição Federal;
d) Contribuir para que os educandos construam seus sentidos pessoais de vida a partir de valores, princípios éticos e da cidadania.

 

Segundo Junqueira e Itoz (2020, p. 92) “Educar implica compreender a complexidade e romper visões reducionistas e construir acolhimento e reconhecimento das singularidades e das divindades. A escola de educação básica é território de processos educativos, de aprendizagens sintonizadas com o mundo, o que supõe considerar as diferentes realidades, as diversas culturas que levem a reinventar novas formas do existir humano e planetário”.

Para auxiliar no seu processo de planejamento e entender melhor o que se espera do Ensino Religioso nas escolas acompanhe as postagem aqui do Blog das Assessorias, constantemente apresentaremos planos de aulas, assim como dicas de sites, livros, filmes e diferentes atividades.

 

 

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Equipe Assessoria de História e Ensino Religioso

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Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf>. Acesso em: janeiro, 2019.
JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azedo; ITOZ, Sonia de. O Ensino Religioso segundo a BNCC. In.: SILVEIRA, Emerson Sena da; JUNQUEIRA, Sérgio (Org.). O Ensino Religioso na BNCC: teoria e prática para o Ensino Fundamental. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020. 74-92.
SILVA, Alesandro. Ensino Religioso no Brasil (Breve Histórico). Ubatuba/SP, 2020.

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