07/06/2021 - Arte, Ciências, Educação Física, Educação Infantil, Ensino Religioso, Geografia, História, Informática Educativa, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática

VEM AÍ: EVENTO ONLINE: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Olá!

 

Hoje queremos fazer um convite especial.

 

Neste mês daremos início ao evento Reflexões sobre práticas pedagógicas: caminhos para uma educação antirracistaO evento propõe uma série de encontros online que desenvolvem reflexões de temas relacionados à implementação da Lei 10.639/2003 com a intencionalidade de promover mudanças no fazer pedagógico e orientar professores, coordenadores e gestores, que ainda se sentem desamparados sobre orientações práticas, ou seja, como planejar e abordar tais temas em sala de aula. 

 

Acesse a Programação em PDF clicando aqui.

 

Veja a programação completa:

 

ABERTURA: IMPORTÂNCIA DA LEI 10.639/2003 E SEUS IMPACTOS NA ESCOLA

08 de junho de 2021 – 1h30min – 15h

Palestrante convidada: Débora Cristina de Araújo. Professora de Educação das Relações Étnico-Raciais no Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordena o LitERÊtura – Grupo de estudos e pesquisas em diversidade étnico-racial, literatura infantil e demais produtos culturais para as infâncias. 

Mediação: Camila Tatiane de Souza e Kátia Costa (assessoras de área)

 

AFRICANIDADES E ANCESTRALIDADE: O ENSINO DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA SALA DE AULA

12 de julho de 2021 – 1h30min – 15h

Palestrante convidada: Adilbênia Machado. Professora da UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisa sobre formação, currículo, filosofia africana, o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, tendo a ancestralidade e o encantamento como conceitos delineadores para a formação.

Mediação: Camila Tatiane de Souza e Kátia Costa (assessoras de área)

 

CULTURA DIGITAL E PROTAGONISMO ÉTNICO-RACIAL NA SALA DE AULA 

23 de agosto de 2021 – 1h30min – 15h

Palestrante Convidada: Daniela Pereira da Silva. Licenciada em História, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Pesquisadora na área de História, com ênfase em Ensino de História e em História da África.

Mediação: Camila Tatiane de Souza e Kátia Costa (assessoras de área)

 

CORPOREIDADE E ESPIRITUALIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR

14 de setembro de 2021 – 1h30min – 15h

Palestrante Convidado: Ariane Celestino Meireles. Doutoranda em Ciências da educação da Universidade do Porto (Portugal), investigo sobre o racismo religioso no ambiente escolar. Licenciada em Educação Física. Profissional em Dança Afro-brasileira. Integrante do LitERÊtura – Grupo de estudos e pesquisas em diversidade étnico-racial, literatura infantil e demais produtos culturais para as infâncias – UFES.

Mediador: Camila Tatiane de Souza e Kátia Costa (assessoras de área)

 

PRÁXIS ANCESTRAIS DE CONSTRUÇÕES AFRORREFERENCIADAS

19 de outubro de 2021 – 1h30min – 15h

Palestrante Convidado: Nilo Netto¹ e Adilbênia Machado²

  1. Doutorando em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) na linha de pesquisa em Tecnologia e Trabalho. Professor de Arte Circense no Centro Estadual de Capacitação em Arte do Paraná Guido Viaro onde atua com formação continuada de professores.
  2. Professora da UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisa sobre formação, currículo, filosofia africana, o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, tendo a ancestralidade e o encantamento como conceitos delineadores para a formação.

Mediação: Camila Tatiane de Souza e Kátia Costa (assessoras de área)

 

ENCERRAMENTO: DIÁLOGOS ÉTNICOS-RACIAIS NA LITERATURA PARA CRIANÇAS

16 de novembro de 2021 – 1h30min – 15h

Palestrante Convidado: Débora Araújo¹ e Sara da Silva Pereira²

  1. 1.Professora de Educação das Relações Étnico-Raciais no Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordena o LitERÊtura – Grupo de estudos e pesquisas em diversidade étnico-racial, literatura infantil e demais produtos culturais para as infâncias.
  2. Mestre em Educação (Universidade Federal do Paraná). Pesquisadora nas áreas da infância, educação das relações étnico-raciais e educação infantil.

Mediação: Camila Tatiane de Souza e Kátia Costa (assessoras de área)

 

 

O evento tem Certificação para todos os participantes.

Participe e compartilhe com seus contatos!

 

 

Equipe Assessoria de Áreas

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