Plano de Aula: Liderança e direitos humanos
Palavras-chave:
Sugestão de planejamento; Crenças religiosas e filosofas de vida; Liderança e direitos humanos; Lideranças religiosas
Série/Ano:
7º. ano
Olá!
No post de hoje vamos compartilhar uma sugestão de aula de Ensino Religioso. Veja:
UNIDADE TEMÁTICA:
Crenças religiosas e filosofas de vida
Manifestações religiosas
OBJETOS DO CONHECIMENTO:
Liderança e direitos humanos
Lideranças religiosas
COMPETÊNCIA GERAL DA BNCC EXPLORADA:
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE ENSINO RELIGOSO:
Compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios.
Conviver com a diversidade de crenças, pensamentos, convicções, modos de ser e viver.
Debater, problematizar e posicionar-se frente aos discursos e práticas de intolerância, discriminação e violência de cunho religioso, de modo a assegurar os direitos humanos no constante exercício da cidadania e da cultura de paz.
HABILIDADE ESPECÍFICA DE ÁREA:
(EF07ER07) Identificar e discutir o papel das lideranças religiosas e seculares na defesa e promoção dos direitos humanos.
(EF07ER03) Reconhecer os papéis atribuídos às lideranças de diferentes tradições religiosas.
(EF07ER04) Exemplificar líderes religiosos que se destacaram por suas contribuições à sociedade.
(EF07ER05) Discutir estratégias que promovam a convivência ética e respeitosa entre as religiões.
ENCAMINHAMENTO:
O professor pode finalizar a aula apresentando o vídeo Martin Luther King Jr. – Biografia em 1 minuto (https://www.youtube.com/watch?v=ybZlEE1a834), a partir disto propor um votação sobre quais lideranças religiosas os alunos gostariam de conhecer um pouco mais. Escrever no quadro alguns nomes e o líder mais votado pelos alunos se torna o tema da aula seguinte.
Uma sugestão é apresentar lideres que se apresentaram em outras épocas, dando abertura para discussão sobre como os atos deles foram julgados e vistos pela sociedade, como por exemplo Joana D’arc, veja alguns exemplos de material que pode ser usado em sala de aula nos vídeos abaixo:
- JOANA D’ARC para crianças – Fafá conta mulheres incríveis da história: https://www.youtube.com/watch?v=THFa2HaRc-4
- Santa Joana Darc: https://www.youtube.com/watch?v=NHIqRu62hik
Gostou da dica? Compartilhe suas experiências nos comentários.
Equipe Assessoria de Ensino Religioso
Sempre que precisar entre em contato conosco: historia@aprendebrasil.com.br
Siga nossas redes sociais: Instagram @aprendebrasil / YouTube: Sistema Aprende Brasil
Referências:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf>. Acesso em: maio, 2018.
Deixe o seu comentário!