Preconceito, discriminação e racismo
Palavras-chave:
Racismo; Discriminação; Preconceito; Educação antirracista;
Professores,
Para pensarmos em uma educação antirracista é preciso entender alguns conceitos fundamentais. Neste post vamos apresentar a diferença entre preconceito, discriminação e racismo, pois embora estejam relacionados, não são a mesma coisa.
“O preconceito caracteriza-se como uma atitude hostil ou negativa para com determinado grupo, baseada em generalizações (representações mentais) deformadas ou incompletas (Aronson, 1999). As representações mentais são chamadas de estereótipos, que constituem em atribuir características pessoais ou motivos idênticos a qualquer pessoa de um grupo, sendo o gerador da discriminação contra o grupo alvo” (ALVES, 2018, p. 82).
A discriminação é o preconceito em ação, ou seja, é quando o preconceito determina fazeres, espaços e materialidades da vida. O racismo, por sua vez, é resultado de um sistema histórico que determina a hierarquia de certo grupo em relação a outro em todos os contextos sociais, culturais e econômicos.
Acesse o Britannica Escola e pesquise sobre os conceitos: discriminação e racismo.
O racismo é definido por Gomes como, “(…) por um lado, um comportamento, uma ação resultante da aversão, por vezes, do ódio, em relação a pessoas que possuem um pertencimento racial observável por meio de sinais, tais como: cor da pele, tipo de cabelo, etc. Mostra a sua atuação por meio de um conjunto de ideias – ideologia racial – e imagens referente aos grupos humanos que acreditam na existência de raças superiores e inferiores (GOMES, 2005 apud ALVES, 2018, p. 82).
A caracterização e punição para práticas racistas estão delimitadas na Lei 7.716/1989, leia o texto integralmente clicando aqui. Vale lembrar que também existe o 3º parágrafo do artigo 140, do Código Penal que caracteriza o crime de injúria racial, definido como ato contra a honra, entenda a diferença:
O entendimento destes conceitos é passo fundamental para visualizarmos como eles se manifestam na nossa sociedade e assim podemos pensar em práticas para combate-las.
Leia também: Racismo: ainda precisamos falar sobre isso? e Os negros são racistas?
Entendo a importância dessa temática, a Assessoria de Áreas, do Sistema de Ensino Aprende Brasil, desenvolverá, ao longo dos próximos meses, cursos, debates, leituras e propostas de ações que tem como objetivo principal propiciar ampliação na formação dos professores da Educação Básica sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais.
Fique atento em breve vamos compartilhar a programação completa do evento, assim como continuaremos escrevendo diversos posts para aprofundar nosso debate.
Equipe Assessoria de Educação Física, Ensino Religioso e História
Sempre que precisar entre em contato conosco: historia@aprendebrasil.com.br
Siga nossas redes sociais: Instagram @aprendebrasil / YouTube: Sistema Aprende Brasil
Referências:
ALVES, Samanta dos Santos. Letramento racial crítico e práticas educacionais no ensino fundamental do município do Rio de Janeiro: a formação continuada de professores da sala de leitura e suas narrativas. 2018. 160f. Dissertação (Mestrado) Centro de Federal de Formação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, 2018. Disponível em: <http://dippg.cefet-rj.br/pprer/attachments/article/81/104_Samanta%20dos%20Santos%20Alves.pdf>. Acesso em: 05 de maio de 2021.
Discriminação. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/discriminação/481152>. Acesso em: 7 de maio de 2021.
Racismo. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/racismo/632923>. Acesso em: 7 de maio de 2021.
Deixe o seu comentário!