A importância de ressignificar práticas pedagógicas escolares em relação ao dia do Índio
Dia 19 de abril, dia do Índio. Historicamente comemora-se o dia do índio. Mas o que há de problemático nisso? Segundo Daniel Munduruku, escritor indígena, em resposta a BBC, sobre “como deveria ser lembrado o dia 19 de abril?”
Ele diz: A sugestão que eu sempre faço para escolas é que a gente possa deixar de usar o 19 de abril como uma data comemorativa. É uma data para a gente refletir. Deve gerar nas pessoas um desejo de conhecer, de entrar em contato com essa diversidade dos povos indígenas.
Convido vocês a ouvirem a música de Jorge Bem Jor: Curumim Chama Cunhatã Que Vou Contar. Ouça as várias etnias que ele menciona. A partir disso, já podemos perceber a pluralidade dos povos, seja em língua falada, modos de vida, entre outras descobertas que precisamos fazer para reconhecê-los como diz a música: “[…] todo dia era dia de índio […]. Porém com atenção para o que fazemos todos os dias, que possam ser práticas de valorização das diversas culturas indígenas.
Um fato importante foi a Lei 11.645/2008, que altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, incluindo no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Com isso, cria um movimento de incluir práticas pedagógicas que valorizem os diversos povos indígenas para fazer com que: “[…] todo dia seja dia de índio […]”. (grifos da autora).
Te convido para assistir o vídeo do território do brincar: O Brincar no Território Indígena Panará, Pará que propõe referências das formas diversas de brincar cotidiana. Para que você possa criar situações significativas e que promovam práticas que questionem os estereótipos, sugiro que faça uma análise do material didático que está articulado com a proposição da BNCC, no ensino fundamental anos iniciais onde propõe formas diversas de brincar e dançar, por exemplo, onde podemos aprender com os legados dos povos indígenas, enfatizando que: “[…] todo dia seja dia de índio […]”. (grifos da autora).
3º ano:
- Danças indígenas: reconhecendo a cultura brasileira
4º ano:
- Reconhecendo a origem da brincadeira Cama de gato;
- O coco;
- A cultura corporal indígena: reconhecendo os elementos da luta.
5º ano:
- A diversidade dos povos indígenas no Brasil;
- As danças indígenas do Brasil;
- Da marajoara (Brasil) a laamb (Senegal): vivências das lutas na escola.
Coloquemos em prática ações reais sobre os indígenas. Tornemos todos os dias, dias dos plurais povos indígenas! Compartilhe sua prática conosco.
Para saber mais leia:
Por que 19 de abril virou Dia do Índio. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-43831319. Acesso em 19 de abril de 2021.
Dia do Índio é data ‘folclórica e preconceituosa’, diz escritor indígena Daniel Munduruku. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/04/19/dia-do-indio-e-data-folclorica-e-preconceituosa-diz-escritor-indigena-daniel-munduruku.ghtml. Acesso em 19 de abril de 2021.
Assessoria de Educação Física
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