05/03/2021 - Ensino Religioso

Plano de Aula: Narrativas religiosas

 

 

Palavras-chave:

Sugestão de planejamento; Crenças religiosas e filosofias de vida; Narrativas religiosas; Mitos nas tradições religiosas; Ancestralidade e tradição oral.

 

Série/Ano:

5º. ano


Olá!

No post de hoje vamos compartilhar uma sugestão de aula de Ensino Religioso. Veja:

 

UNIDADE TEMÁTICA:

Crenças religiosas e filosofias de vida

 

OBJETOS DO CONHECIMENTO:

Narrativas religiosas / Mitos nas tradições religiosas / Ancestralidade e tradição oral

 

COMPETÊNCIA GERAL DA BNCC EXPLORADA:

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobres o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE ENSINO RELIGOSO:

Conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições/movimentos religiosos e filosofias de vida, a partir de pressupostos científicos, filosóficos, estéticos e éticos.

 

HABILIDADE ESPECÍFICA DE ÁREA:

(EF05ER01) Identificar e respeitar acontecimentos sagrados de diferentes culturas e tradições religiosas como recurso para preservar a memória.

(EF05ER02) Identificar mitos de criação em diferentes culturas e tradições religiosas.
(EF05ER03) Reconhecer funções e mensagens religiosas contidas nos mitos de criação (concepções de mundo, natureza, ser humano, divindades, vida e morte).

(EF05ER04) Reconhecer a importância da tradição oral para preservar memórias e acontecimentos religiosos.

(EF05ER05) Identificar elementos da tradição oral nas culturas e religiosidades indígenas, afro-brasileiras, ciganas, entre outras.

(EF05ER06) Identificar o papel dos sábios e anciãos na comunicação e preservação da tradição oral.

(EF05ER07) Reconhecer, em textos orais, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.

 

ENCAMINHAMENTO

Diversas religiões têm seus mandamentos registrados em livros, chamados livros sagrados, porém diversas outras culturas religiosas são pautadas na oralidade.

 

Um exemplo disto são culturas indígenas, veja um exemplo no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=zXSBsQnDM6k

 

Este vídeo contém uma narrativa que explica fenômenos da natureza. É possível pedir para as crianças fecharem os olhos ou apenas reproduzir o som da história.

 

O professor também pode fazer uso áudio como o exemplo abaixo:

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=24429

 

Esta proposta apresenta a possibilidade de abordagem interdisciplinar com história, pois a temática Oralidade também é assunto deste componente curricular no 5º. Ano.

 

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Equipe Assessoria de Ensino Religioso

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Referências:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf>. Acesso em: maio, 2018.

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