19/02/2021 - Ensino Religioso

Plano de Aula: Identidades e formas de representação pessoal

 

 

Palavras-chave:

Sugestão de planejamento; Identidades e Alteridades; O eu, o outro e o nós.

 

Série/Ano:

1º. ano


Olá!

No post de hoje vamos compartilhar uma sugestão de aula de Ensino Religioso. Veja:

 

UNIDADE TEMÁTICA:

Identidades e Alteridades

 

OBJETOS DO CONHECIMENTO:

O eu, o outro e o nós

 

CONTÉUDO DA AULA:

Identidades e formas de representação pessoal

 

COMPETÊNCIA GERAL DA BNCC EXPLORADA:

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE ENSINO RELIGOSO:

Reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza, enquanto expressão de valor da vida.

 

HABILIDADE ESPECÍFICA DE ÁREA:

(EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.

(EF01ER02) Reconhecer que o seu nome e o das demais pessoas os identificam e os diferenciam.

 

ENCAMINHAMENTO:

O professor(a) pode desenvolver uma atividade que estimule as crianças a refletir:

 

  • Complete a frase: Qualidades de que gosto em mim… Meus principais defeitos… O que mais desejo na minha vida… Qualidade que mais valorizo nas pessoas… Do que mais gosto na minha família…
  • Como você se sente quando: alguém te pede um favor? Riem de você? Recebe um elogio? E, críticas?

 

As crianças podem responder em uma roda de conversa falando, desenhando ou com plaquinhas de emojis.

 

Gostou da dica? Compartilhe suas experiências nos comentários.

 

Equipe Assessoria de Ensino Religioso

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Referências:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf>. Acesso em: maio, 2018.

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