Dialoga, Brasil! Fontes Históricas e o Ensino De História
Palavras-chave:
Fontes históricas, autonomia, ensino de história, atitude historiadora.
Segmento/Público Alvo:
Ensino fundamental.
Olá!
É comum observar nos muros da cidade, ou nas redes sociais da vida, a famosa frase de Paulo Freire:
“Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”.
Mas, quando falamos de ensino de história, o que essa frase pode representar?
Os procedimentos do ofício do historiador, geralmente, terminam na construção de uma narrativa histórica sobre um determinado tempo-espaço. Para os estudantes da educação básica, seguindo uma outra lógica de construção, é apresentado possibilidades de narrativas já construídas sobre eventos, fatos e acontecimentos históricos.
Como condicionar o conhecimento histórico aos muros da escola e às cadeiras da sala de aula não é um objetivo da prática do ensino histórico, é interessante apresentar ao estudante instrumentos para que ele possa expandir a sua consciência histórica para toda sua formação cidadã enquanto sujeito social ativo. Não se trata de formar um mini historiador, trata-se de um sujeito crítico.
Então, como ensinamos nossos educandos a autonomia quando o tema é História?
Uma das possibilidades é inverter a lógica: apresentar aos estudantes procedimentos típicos de uma pesquisa em História, como o trato com as fontes históricas.
Desde selecionar as fontes até analisar elas, há um caminho que exige do estudante competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC e que vão acompanhar sua formação para além da educação básica.
Habilidades mobilizadas (BNCC):
EF02HI04 Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário.
EF06HI02 Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.
Para saber mais sobre o tema, que tal dar uma olhada neste material:
Identificar o que é uma fonte histórica, ligar e ler ela através de um contexto específico, analisar quem é o narrador e o interlocutor da fonte.
São inúmeros os procedimentos que podem ampliar a leitura de mundo dos nossos educandos. E, como podemos fazer isso?
Fica de olho nos próximos posts aqui do blog!
*Texto escrito em parceria entre: Equipe Assessoria de História e Professora Daniela Pereira da Silva
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Referências:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf>. Acesso em: maio, 2018.
FERREIRA, Marieta de Morais; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. Dicionário de Ensino de História. Editora FGV, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora Paz & Terra, 2019.
PINSKY, Carla Bassanezi. Fontes históricas. Editora Contexto, 2005.
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