20 de novembro – Dia da Consciência Negra
Sankofa: “retornar ao passado para ressignificar o presente e construir o futuro”.
Olá Professores e Professoras!
Tudo bem?
Que tal debatermos um pouco sobre o que representa o dia 20 de novembro – dia da consciência negra? Bem, essa data nos faz lembrar do dia em que Zumbi dos Palmares morreu lutando para continuar livre juntamente com outros “irmãos”. E por isso, até hoje tem-se representado o Quilombo dos Palmares.
Hoje, em alguns municípios é considerado feriado pela construção do entendimento que se tem dessa data, para saber mais sobre isso, acesse ao texto: Lista de municípios que decretaram feriado no dia 20 de novembro
No entanto, nós, professores/as, precisamos incluir no cotidiano da escola a discussão antirracista para superar as desigualdades de oportunidades, superando as violências que hoje é qualificado por racismo.
É fato que precisamos caminhar e aprender em como abordar essas questões, e para isso é fundamental reconhecer a Lei 10.639/2003 que, “torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileiras e Africanas no currículo oficial da Educação Básica e inclui no calendário escolar o dia 20 de novembro como “Dia Nacional da Consciência Negra”.
Para que você tenha mais entendimento sobre como essa Lei e como as algumas escolas vem se organizando para a estruturar e materializar a Educação das relações étnico-raciais no currículo escolar, te convido para ouvir o podcast sobre esse tema, para isso clique na imagem:
Kátia Costa
Assessoria de Educação Física
Sempre que precisar entre em contato conosco: edfisica@aprendebrasil.com.br
Siga nossas redes socias:@aprendebrasil
Deixe o seu comentário!