Primeira Constituição Republicana: possibilidades para aulas a distância
Olá Professores e Professoras
Voltando a falar sobre o uso e interpretações de documentos nas aulas de história, hoje vamos apresentar uma sugestão de abordagem da primeira Constituição brasileira do período republicano.
Confira aqui o texto da Constituição de 1891.
No dia 24 de fevereiro comemora-se a promulgação da primeira Constituição do período republicano. Desde 1891 até hoje, outras cinco foram feitas, outorgadas ou promulgadas.
Nestes novos textos constitucionais podemos observar alterações em vários aspectos, neste post vamos nos concentrar na análise sobre o direito ao voto. Sendo assim, podemos propor uma análise sobre as transformações que constantemente observamos em nossa sociedade, e as percepções históricas. Para tanto formulamos dois questionamentos:
-
Seriam os direitos da cidadania, entre eles o direito ao voto uma garantia imutável para a nossa sociedade?
-
Nós corremos riscos de perder os canais de participação conquistados pelas gerações passadas?
Sobre o tema podemos nos reportar ao nosso Livro de História. Quando analisamos a Primeira República no volume 1 do 9º. ano nos deparamos com o sistema eleitoral deste período, seus avanços em relação ao sistema eleitoral do período imperial, mas também com práticas que restringem a participação eleitoral já garantidas no Império.
A partir de sua análise, propomos algumas possibilidades de trabalho em equipes com seus alunos a partir das seguintes questões:
-
Semelhanças e diferenças quanto a organização administrativa politica entre o sistema imperial e o sistema republicano. Os alunos precisarão resgatar algumas discussões sobre o Primeiro Reinado (1822-1831) para desenvolver essa habilidade;
-
Diferenças entre a legislação eleitoral do período imperial com o sistema eleitoral da primeira república;
-
Estabelecendo relações com a atual Constituição brasileira (1988), podemos analisar os sentidos os sentidos da cidadania. Houve avanços em termos democráticos?
-
Qual motivo justifica a necessidade de alterações nas constituições?
Por fim, é importante destacar que precisamos auxiliar nossos alunos no processo de pesquisa e desenvolvimento da atividade, com isso se faz necessário apresentarmos sites e fontes de pesquisas seguras, uma sugestão para a atividade proposta é o site Plenarinho, disponível no link.
O que achou da proposta? Compartilhe conosco nos comentários.
Equipe Assessoria de História
Sempre que precisar entre em contato conosco: historia@aprendebrasil.com.br
Siga nossas redes sociais: Instagram @aprendebrasil / YouTube: Sistema Aprende Brasil
Deixe o seu comentário!
Abordar o avanço dos direitos à cidadania como o direito ao voto no processo histórico é
um tema muito importante de pesquisa e debate para uma sociedade que está
desacreditada na politica atual.