Vamos brincar e aprender? Trava-língua e parlenda
Professor(a), como você está? Desejamos que esteja tudo bem por aí (na medida do possível!)
Hoje trazemos mais sugestões de atividades, para o trabalho remoto, com outros gêneros textuais que também podem auxiliar bastante no processo de alfabetização: trava-língua e parlenda! Ambos fazem parte da cultura popular, do folclore brasileiro, de tradição oral, e são bastante explorados, especialmente, no universo infantil.

**Parlenda**
A parlenda é formada de versos curtos, com ritmo e, normalmente, com rimas fáceis. Explora o lúdico, tem a função de divertir, entreter – e é fácil de ser memorizada. E, também por isso, é um excelente recurso para ser trabalhado durante o processo de alfabetização. No material didático do Sistema de Ensino Aprende Brasil é bastante explorado nos 1° e 2° anos.

Seguem algumas ideias:
- Separe algumas parlendas e disponibilize-as para seus alunos (pode enviar o arquivo para ser impresso em casa; deixar para que os pais/responsáveis retirem na escola; pode inserir o arquivo com as parlendas no ON – criando uma atividade; e também pode enviar por imagem via whatsapp). Faça a leitura dessas parlendas, só gravando o áudio e também disponibilize para eles. E peça que primeiro apenas ouçam, depois ouçam acompanhando a leitura na parlenda escrita, seguindo com o dedo na medida em que vão ouvindo; e depois que façam a leitura sozinhos – se for necessário, podem ouvir o áudio quantas vezes forem necessárias, até que consigam ler também).
- Envie algumas perguntas para reflexão: já ouviu textos como estes antes? Conhece outra parlenda? Alguém na sua casa conheça alguma parlenda – se sim, peça que a recite e tente memorizá-la. Por que você acha que é fácil memorizar as parlendas? O que esse texto tem que facilita a memorização? Encontrou rimas (quais são)?
- Se houver oportunidade de momento síncrono (aula on-line ao vivo), faça a leitura das parlendas para os alunos (peça que eles leiam também) e conversem sobre as palavras, sobre as rimas, sobre a quantidade de sílabas, as letras iniciais e finais, sobre as sílabas iniciais e finais, sobre o significado das palavras etc. Se não for possível o encontro virtual, grave um vídeo/áudio com essas questões e disponibilize aos alunos. Se também não for possível, prepare um material impresso com essas questões.
- Separe algumas outras parlendas (que ainda não tenham sido exploradas nas atividades anteriores) e apenas grave áudio, recitando-as. Envie para que os alunos possam ouvi-las (sugira que ouçam várias vezes a ponto de conseguirem memorizá-las). Depois, disponibilize um arquivo com essas parlendas por escrito, mas com algumas lacunas no lugar de algumas palavras (propositalmente retiradas). Peça que eles tentem preencher com as palavras que faltam (para isso, terão que acompanhar a leitura, ouvindo o áudio, até descobrirem qual é a palavra faltante – uma ótima atividade). Depois, tenha um momento para conversar com os alunos sobre quais são as palavras que completam as parlendas, destacando as rimas, as sílabas, as letras etc.
- Desafie os alunos a construírem suas próprias parlendas e faça uma apresentação depois.
**Trava-língua**
O trava-língua é, também, uma modalidade de parlenda, mas envolvendo um jogo de palavras, bastante divertido. Exige atenção, ritmo e agilidade na pronúncia (e o nome vem justamente da dificuldade presente na dicção, devido às repetições e/ou trocas vocálicas/consonantais). Também é uma ótima opção para ser explorada durante o processo de alfabetização. No material didático do Sistema de Ensino Aprende Brasil é trabalhado nos 1° e 2° anos.

Algumas possibilidades de exploração:
- Iniciar o trabalho com trava-línguas de forma oral é sempre uma excelente ideia (e neste momento de aulas remotas, uma ótima opção). Então, grave áudios/vídeos recitando trava-línguas (alguns) – você pode até gravar um vídeo mostrando as várias tentativas de repetir, sem errar, diversas vezes… para mostrar que é a prática que vai possibilitar que eles consigam também. (você pode disponibilizar na plataforma ON – criando uma atividade, ou no google classroom, ou ainda encaminhar via e-mail ou whatsapp).
- Desafio seus alunos a repetirem, rapidamente, três vezes cada trava-língua – sem errar. Eles devem ir tentando até conseguir. Quando já tiverem treinado bastante, você pode solicitar que gravem áudios recitando um trava-língua.
- Eles podem convidar as pessoas de suas casas a participarem da brincadeira, para ver quem consegue repetir mais rápido e sem erro.
- Também é possível pedir que pesquisem outros textos trava-língua (ou na internet ou nos livros didáticos que tiverem em casa) e que apresentem os que encontraram diferentes.
- Havendo possibilidade de um encontro on-line, converse com os alunos sobre esse gênero textual, sua forma de composição, seu objetivo. Faça perguntas para que eles percebam porque se chama trava-língua e o que, dentro de cada trava-língua lido, o torna desafiador (se são repetições de palavras, palavras/sons parecidos, trocas vocálicas/consonantais) – e, na medida em que for extraindo deles essas indicações, vá pedindo que anotem as letras, as sílabas, que localizem outras palavras que tenham os mesmos encontros vocálicos/consonantais, que apresentam sons semelhantes etc. Se não conseguir promover um encontro virtual, grave uma videoaula com esses apontamentos, chamando a atenção para as questões indicadas.
- Promova um campeonato de trava-línguas on-line (ou via gravação de áudios). Se tiver acesso, também é possível inserir esses áudios/vídeos no Padlet – mural virtual (www.padlet.com) – assim todos conseguem acessar as postagens de todos e também inserir comentários.
Gostou das dicas? Deixe nos comentários suas sugestões para explorar parlenda e trava-línguas! Quantos mais trocarmos experiências aqui, mas aprendemos e aperfeiçoamos nosso trabalho!
Até breve!
Assessoria de Língua Portugesa
linguaportuguesa@aprendebrasil.com.br
Deixe o seu comentário!
[* O plugin Shield marcou este comentário como “Trash”. Motivo: Teste Bot Falhado (caixa de seleção) *]
Adorei as propostas que fizeram !!! Parabéns!!! Já estou utilizando-as em minha prática!!!
Ebaaaa, ficamos felizes!