Vai um microconto aí?! Práticas!
Olá, professor(a)! Tudo bem com você?! Espero que você e os seus estejam bem e em segurança!
Nossa proposta de hoje é uma prática de microconto (já foi falado um pouco sobre minicontos aqui antes – mas, hoje, vamos à prática do microconto).
Tanto microconto como miniconto são gêneros textuais, com apresentação curta de uma história (em grande parte, subentendida). São textos rápidos, concisos e, muitas vezes, surpreendentes. O que difere um do outro, basicamente, é o quão curto podem ser: o miniconto geralmente tem até 50 palavras, já o microconto é ainda menor, pois se contabiliza por caracteres (normalmente até 150 caracteres).

Apesar de tão curto, o microconto é uma narrativa e, por isso, também é muito legal de propor como desafio para os alunos (e você pode adaptar, de acordo com a faixa etária – pode até ser oral). Então, o que você está esperando? Desafie sua turma (pode ser até por mensagem de texto / whatsapp): proponha um tema e cada um deve elaborar a micronarrativa (até 10 palavras, por exemplo – para ficar mais simples do que contar caracteres), contemplando o tema indicado, de forma criativa e original.

Claro, antes, dê alguns exemplos para eles entenderem melhor a proposta e até para se inspirarem. Veja alguns:
“Quando acordou, o dinossauro ainda estava lá.” (Augusto Monterroso)
“A velha insônia tossiu três da manhã.” (Dalton Trevisan)
“Fui me confessar ao mar. O que ele disse? Nada.” (Lygia Fagundes Telles)
Ah, você também pode criar o seu microconto – quem sabe isso motiva ainda mais os alunos. Que tal? Para incentivar, também escrevi um, olha só como ficou:
“O telefone tocou. Era a saudade dizendo que vai incomodar.” (Bianca Buse)
E, então, gostou da proposta? Deixe um comentário com seus apontamentos e também outras sugestões. É sempre muito bom ter sua contribuição aqui.
Até breve.
Assessoria de Língua Portuguesa
linguaportuguesa@aprendebrasil.com.br
Deixe o seu comentário!
[* O plugin Shield marcou este comentário como “Trash”. Motivo: Teste Bot Falhado (caixa de seleção) *]
Adorei a sugestão de trabalhar com microconto, ainda não conhecia esta proposta enriquecedora.
[* O plugin Shield marcou este comentário como “Trash”. Motivo: Teste Bot Falhado (caixa de seleção) *]
Amo microcontos
😉
[* O plugin Shield marcou este comentário como “Trash”. Motivo: Teste Bot Falhado (caixa de seleção) *]
Muito interessante. Um espaço a mais para inovar nossas aulas. Gostei de conhecer. Lucília Oliveira.
Adorei! Gostaria de receber sugestões pelo Email.
[* O plugin Shield marcou este comentário como “Trash”. Motivo: Teste Bot Falhado (caixa de seleção) *]
Muito a proposta. Mensagem curta e objetiva.
Muito interessante! não conhecia essas perspectivas! adorei…
Ficamos felizes que tenha gostado da proposta, Prof. Aparecida!
Trabalho próximo das adivinhas
Já tinha lido microconto mas não sabia que assim era o seu nome. Muito sugestivo. Adorei
Que bom que gostou, Prof. Rosa Maria! É uma proposta leve e, normalmente, os alunos se envolvem bastante!
[* O plugin Shield marcou este comentário como “Trash”. Motivo: Teste Bot Falhado (símbolo) *]
Amei conhecer sobre microcontos e minecontos. Gostei tanto que até me inspirei a escrever algo.
– Abri os olhos, olhei de lado e compreendi que tudo que sonhei estava ali do meu lado.
Acertei?
Uau, muito bom! Parabéns, Prof. Ildamar! Muito legal, não é mesmo?!