25/06/2020 - História

Aprender palavras indígenas através de Jogos

Olá Professores

 

Sabemos que o lúdico é estratégia de aprendizagem essencial para ensinar diversos conteúdos de História.

Hoje queremos compartilhar um sugestão de atividade que pode ser realizada na escola e também em casa.

O Museu Paranaense (navegue virtualmente por ele), disponibilizou um jogo da memória com palavras indígenas do Paraná.

Vale ressaltar a importância de explicar para a criança que este jogo foi desenvolvido através de pesquisa com povos indígenas do estado do Paraná, afinal

Ainda em relação à diversidade cultural, cabe dizer que se estima que mais de 250 línguas são faladas no país – indígenas, de imigração, de sinais, crioulas e afro-brasileiras, além do português e de suas variedades. Esse patrimônio cultural e linguístico é desconhecido por grande parte da população brasileira. (BNCC, 2018, p. 70)

O jogo está disponível em PDF, você pode baixar e imprimir. Para baixar os arquivos clique aqui.

 

Foto: Ingrid Schmoedecko (MUPA)

Se não tiver impressora pode improvisar com as crianças, pedindo para que elas façam os desenhos, assim como pode imprimir em preto e branco, deixando que as crianças coloquem a cor. Ou seja, a própria etapa de produção do jogo já contemplará o processo de aprendizagem.

Trabalhar este tipo de conteúdo com as crianças permite o desenvolvimento de objetos do conhecimentos apontadas pela BNCC, tais como:

  • 3o. ano: O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade e os municípios: os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vive.
  • 4o. ano: Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos.
  • 5o. ano: O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e história.
  • 6o. ano: Os povos indígenas originários do atual território brasileiro e seus hábitos culturais e sociais.

 

Use essa proposta e compartilhe conosco como foi sua experiência.

 

 

Equipe Assessoria de História

 

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Referências:
PARANÁ. Museu Paranaense disponibiliza jogo da memória com palavras indígenas. 23/03/2020. Disponível em <http://www.comunicacao.pr.gov.br/Noticia/Museu-Paranaense-disponibiliza-jogo-da-memoria-com-palavras-indigenas?fbclid=IwAR1zcnK88fvkL1S4YPwOqMa5_sCp42rHbJZlF9WpF0CFKtUPTNceQw3rbbE>. Acesso em: 26 mar 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf>. Acesso em: dez, 2019.

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