25/05/2020 - Língua Portuguesa

Gêneros textuais: passado e presente…

Olá, professores (as).

Refletir sobre a produção e a recepção de textos autênticos pertencentes a diferentes contextos de circulação da língua é um dos princípios de trabalho com os gêneros textuais.

A língua – em sua natureza viva e dinâmica – acompanha o movimento das transformações históricas e sociais de uma época, de um contexto, e, por isso, está sempre em evolução.

Em função das transformações ocorridas a partir do desenvolvimento das tecnologias, muitos gêneros textuais que conhecemos hoje, principalmente aqueles que fazem parte da cultura digital, são atualizações, transmutações ou reconfigurações de práticas de linguagem que foram muito populares em outros momentos.
Como eram os textos antes da Internet? O que mudou?

Reparação, Velho, Globus, Uma Bagunça, Escola, Edifício Fonte:https://pixabay.com/pt/photos/repara%C3%A7%C3%A3o-velho-globus-uma-bagun%C3%A7a-3484790/

 

Dica de prática:
– Escolha um gênero textual (atual) que seja bem popular entre os alunos. Exemplos: mensagens de texto; memes; gifs; tweets etc.
– Peça aos alunos que analisem as condições de produção e circulação desse gênero. Onde circula? Por que são produzidos? Quem os produz?
Depois, instigue a reflexão, solicitando uma pesquisa a partir de algumas questões norteadoras:
– Esse gênero foi transformado a partir de outro? Qual?
– A função social que ele ocupa hoje existia antes de sua criação/popularização?
– Como as pessoas interagiam sem esse gênero? Que recursos utilizavam?

Incentive-os a refletir sobre as diferentes práticas de interação social, levando em consideração as recorrentes transformações sociais e tecnológicas.
Se possível, faça você também uma pesquisa e compartilhe os resultados com seus alunos. A ideia é ampliar a perspectiva de investigação, mostrando que, em um passado (não muito distante) dependíamos de:
– Enciclopédias para estudar;
– Mapas e anotações de endereço para nos localizarmos em viagens;
– Agendas e listas telefônicas para anotar ou encontrar um contato;
– Panfletos de pizzarias para fazer pedidos por telefone etc.

Você também pode propor uma atividade orientada a partir da evolução de um objeto, recurso ou prática…

Hoje, recebemos centenas de mensagens diariamente, mas quem aí mandava bilhetinhos em folhas de papel?
Hoje, postamos fotos instantâneas em nossas redes sociais, mas quem aí precisou esperar acabar o rolo de filme da máquina para poder revelar as fotos?
Hoje, rimos de vídeos, áudios, textos e imagens que são compartilhadas por milhares de pessoas, mas quem aí anotava as piadas para poder reproduzir aos amigos?
Continuamos fazendo isso? Como? Por quê?

Fazer essa relação entre o passado e o presente dos gêneros textuais é um exercício interessante, pois permite ampliar a percepção em relação à função social e histórica do textos.
Você já realizou uma prática como essa?
Como foi? Compartilhe aqui nos comentários.

Hoje, ficamos por aqui.

Até breve.

Assessoria de Língua Portuguesa
linguaportuguesa@aprendebrasil.com.br

Deixe o seu comentário!

  • [* O plugin Shield marcou este comentário como “Trash”. Motivo: Teste Bot Falhado (caixa de seleção) *]
    Sim já fiz está prática (atividades) comparando o passado e o futuro, as histórias dos nossos antepassados é rica porque é colocado na prática culturalmente o que não deve ser esquecido jamais. Hoje estamos vivendo um mundo muito diferente que os nossos antepassados e devemos como educadores manter vivo essa interação social : enciclopédia, cartas (é encantador), mapas, agendas telefônicas, não só esses citados mas brincadeiras antigas também.

  • [* O plugin Shield marcou este comentário como “Trash”. Motivo: Teste Bot Falhado (caixa de seleção) *]
    Realmente nos dias atuais precisamos nos atualizar com as novas tecnologias, senão ficamos analfabetos na era digital.

  • [* O plugin Shield marcou este comentário como “Trash”. Motivo: Teste Bot Falhado (caixa de seleção) *]
    bem interessante essa prática pedagógica, pois permeia a relação passado x presente , fundamenta comparações em campos diferentes,traduzindo de forma similar as mudanças ocorridas através do tempo.