29/04/2020 - Ensino Religioso, História, Tecnologia Educacional

Relações humanas conectadas e globalizadas

Você certamente já ouvir falar em globalização, certo?

Esse conceito é um conteúdo escolar, que tem espaço no currículo de história e de geografia, contemplando crianças do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.

A cada etapa de ensino a abordagem do assunto se torna mais complexa buscando compreende-lo diante do contexto espacial e temporal que está inserido.

 

Significado palavra Globalização

 

A humanidade já viveu a globalização essencialmente marcada pela troca de mercadorias. Rotas comerciais e de navegação faziam produtos serem levados de um lugar ao outro pelo mundo. Com isso, as trocas culturais também existiam, pois através das negociações, construções de estruturas para receber o comércio e, até mesmo conflitos e guerras para domínio de território, pessoas se encontravam e novas culturas surgiam.

O pesquisador Pérez Gómez (2015, p. 16) diz que “a globalização mudou a maneira como trabalhamos, comunicamo-nos e, definitivamente, como vivemos, o que implica, sem dúvida, uma força de mudança, com potencial catalítico, tanto positivo como negativo, de possibilidades e ameaças”.

Devemos dizer que, ainda hoje, tais características comercial e cultural da globalização ainda existem, mas são mediadas principalmente pelas informações, ou seja, vivemos a época da globalização dos fluxos de dados.

Tais mudanças apresentadas por Pérez Gómez são provocadas essencialmente pelo avanço da tecnologia digital, “efetivamente, esses fluxos digitais se tornaram tão abundantes e poderosos que estão para o século 21 como os rios que desciam das montanhas estavam para as civilizações e cidades da Antiguidade. Naquela época, todos queriam construir sua cidade ou sua fábrica às margens de um rio com uma corrente poderosa — e deixar que ele fluísse através de você. Aquele rio daria poder, mobilidade, alimentos e acesso aos vizinhos e a suas ideias” (FRIEDMAN, 2017).

Ou seja, na antiguidade os povos se conectavam pelo rios, mais tarde pelos mares, hoje nossas conexões acontecem também no ciberespaço.

 

Significado palavra Conectar

 

Atualmente, essa conexão que existe para além do contato físico nos apresenta como novos nômades, como destaca o filósofo Pierre Lévy “mexer-se não é mais deslocar-se de um ponto a outro da superfície terrestre, mas atravessar universos de problemas, mundo vividos, paisagens dos sentidos” (LÉVY, 2015, p. 14).

Nesse sentido, ao citar Dussel (2011) Pérez Gómez afirma que “as tecnologias digitais criaram um novo cenário para o pensamento, a aprendizagem e a comunicação humana, transformaram a natureza das ferramentas disponíveis para pensar, agir e se expressar […] A cultura digital significa […] uma reestruturação do que entendemos por conhecimento, das fontes e dos critérios de verdade, bem como dos sujeitos autorizados e reconhecidos como produtores de conhecimento” (PÉREZ GÓMEZ, 2015, 23).

 

Tema da nossa série de vídeos

 

Cabe, portanto, questionarmos: com tantas mudanças como fica a educação? As formas de aprender? As maneiras de ensinar?

 

Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

 

Acompanhe a continuidade dos vídeos e postagens da série Conectados e Globalizados, muitos dos assuntos abordados até aqui, ainda serão debatidos.

 

Para assistir ao vídeo Relações humanas conectadas e globalizadasclique aqui.

 

 

Equipe Assessoria de História

 

Sempre que precisar entre em contato conosco: historia@aprendebrasil.com.br
Siga nossas redes sociais: Instagram @aprendebrasil / YouTube: Sistema Aprende Brasil

 

 

Referências:
FRIEDMAN, Thomas L. Obrigado pelo atraso: Um guia otimista para sobreviver em um mundo cada vez mais veloz. Rio de Janeiro: Objetiva, 2017.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola, 2015.
PÉREZ GÓMEZ, Ángel. Educação na era digital: a escola educativa. Porto Alegra: Penso, 2015.

Deixe o seu comentário!