07/04/2020 - Educação Infantil

Baú de Ideias

Experimentar é importante para o aprendizado!

 

Olá, Professores!

Nas semanas anteriores abordamos os temas Curiosidade e Investigação.

Hoje iremos falar sobre a Experimentação na Educação Infantil como um grande elemento para a aprendizagem das crianças e porquê a experiência é tão importante e significativa na Educação Infantil.

Segundo Jorge Lorossa, um dos conceitos mais pungentes do mundo contemporâneo é a experiência. Ela está no centro do debate do mundo, principalmente no que se refere à Educação Infantil. Se formos analisar hoje a Base Nacional Comum Curricular, a experiência está incorporada nela!

Silvana Augusto também ressalta essa questão, quando aponta a BNCC salientando que educadores têm que cuidar dos processos de humanização dos saberes comuns e da construção de uma outra possibilidade de intervenção do mundo, e é por isso que voltamos a pensar na questão de experiências.

A nova Base propõe que o currículo da Educação Infantil seja composto por um conjunto de práticas, que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, promovendo o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos.

A qualidade das experiências oferecidas para esse público é muito importante para sua formação, construção de ideias, criação de hipóteses e formulação de conhecimentos. Portanto, articular práticas sociais com a exposição de experiências cotidianas das crianças na escola, é tornar significativa a sua própria cultura, investigar o porquê de suas colocações e tornar reflexivas as trocas de conversas entre os pequenos. O objetivo é levá-los a um desafio de expor “o que já sabem”, pesquisar “o que querem saber” e analisar “o que já descobriram”.

As crianças devem viver suas diversas experiências, participar delas por meio dos materiais que os professores mediam e organizam, problematizando saberes e usando conhecimentos já sistematizados.

É muito interessante, quando estamos experienciando com os pequenos, ver os olhares, o interesse que manifestam pelo experimento e as informações que podem tirar deles. De forma lúdica, em uma conversa infantil, o conhecimento de mundo é construído. Isso é fantástico e uma grande oportunidade para novas descobertas.

E, por falar em experimentos, segue aqui uma sugestão para fazer com as crianças:

 

Experiência da bexiga

Você irá precisar:
– 1 bexiga
– 1 garrafa pet de 600ml
– ½ xícara de vinagre branco
– 1 funil
– 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

Como fazer:

Coloque o vinagre dentro da garrafa. Com ajuda de um funil, adicione duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio dentro da bexiga. Encaixe a bexiga na boca da garrafa, tomando muito cuidado para o bicarbonato de sódio não cair dentro dela e certifique-se de que o elástico da bexiga está bem preso à boca da garrafa. Feito isso, jogue o bicarbonato que está dentro da bexiga para dentro da garrafa. Veja o que acontece!

 

 

E aí, gostaram? Pensamos que as crianças irão gostar! E vocês, o que acham?

Deixem seus comentários e compartilhem como foi a experiência com a gente!

 

Grande abraço e até o próximo post!

Equipe Assessoria Educação Infantil

 

Sempre que desejar, entre em contato conosco: edinfantil@aprendebrasil.com.br

Siga nossas redes sociais: @aprendebrasil

 

REFERÊNCIAS:

Adaptado: http://www.amaecoruja.com/2015/09/5-experimentos-cientificos-para-fazer-em-casa-com-as-criancas/

Adaptado: http://blog.singularidades.com.br/a-relacao-entre-a-bncc-e-as-investigacoes-e-os-fazeres-da-educacao-infantil/

 

 

 

Deixe o seu comentário!

  • Teoria e prática devem caminhar juntos, e nas novas metodologias o lúdico para a Educação |Infantil é importante. A experiência é uma prática fantástica porque acontece no concreto e o conhecimento se consolida.

    • Com certeza, Jádna! Tanto que o BRINCAR é um eixo estruturante da BNCC e também um direito!
      É a base de tudo! =) Assim que as crianças aprendem!
      Agradecemos sua contribuição em nosso blog!
      Abraço,
      Beatriz

  • Através da experimentação, a criança permite- se questionar, argumentar e concluir

    • Isso mesmo, Maria Stela!
      Habilidades que fazem toda diferença em nossas vidas!
      Organizar o pensamento, questionar, problematizar, expor ideias… E tudo isso é possível desenvolver desde muito cedo, na Educação Infantil…
      Até mais!
      Abraço,
      Beatriz

    • Olá Margarete!
      Tudo bem?
      Ficamos feliz que tenha gostado da sugestão, logo teremos mais novidades! Abraço.
      Luciane