30/03/2020 - Língua Portuguesa

Querido diário

Olá, pessoal.
Tudo bem por aí?

A dica de hoje é: que tal começar um projeto pessoal?

Pesquisando sobre rotinas, em fóruns e outras redes sociais, percebemos que muitas pessoas têm aproveitado este momento de isolamento social para resgatar algumas atividades que, por diferentes motivos, não cabiam mais na correria de seus dias. E, em meio ao turbilhão de ideias que vêm sendo compartilhadas por pessoas do mundo todo, o enfrentamento ao coronavírus trouxe à tona uma prática bem tradicional que, para muitas pessoas, andava um pouco esquecida: a escrita de um diário.

Sim, o bom e velho diário (no modelo tradicional) que conhecemos há muito tempo.

 

     Imagem: pixabay.com/pt/photos/adulto-di%C3%A1rio-jornal-notebook

 

Por tratar-se de um gênero textual usado para relato de experiências, sentimentos, ideias, desejos etc., além de desenvolver a reflexão sobre a escrita (afinal, nós também precisamos, não é mesmo?!), essa prática pode ser uma aliada, principalmente para aquelas pessoas que estão sozinhas (no espaço físico de suas casas), enfrentando o afastamento social.

A escrita redigida a próprio punho desenvolve o lado artístico, permite expressar sentimentos em palavras, trabalha o lado criativo, auxilia na organização e no planejamento do dia a dia, estimula a autorreflexão, organiza os pensamentos, contribui para a linguagem, raciocínio, memória, entre outras coisas.

 

Dicas para fazer um diário:

 

  • Você pode usar aquele caderno que está sobrando no fundo da gaveta e fazer uma customização.
  • Que tal começar encapando ou trocando a capa original por uma mais interessante?
  • Você também pode adicionar um calendário e fazer um marcador de páginas.
  • Aproveite para utilizar aqueles materiais que você já tem em casa. Use papeis coloridos, prendedores, adesivos, o que você quiser.  Lembre-se de que não há limites para a imaginação…

 

Imagem: pixabay.com/pt/photos/materiais-de-arte-pincel

 

Sugestões:

  • Vídeos: os tutoriais de DIY (do it yourself) ou “faça você mesmo” ensinam passo a passo a confecção de diários e são bem inspiradores. Faça uma pesquisa sobre isso, você encontrará muitas ideias criativas.
  • Leitura: um dos diários mais famosos do mundo é, certamente, “O diário de Anne Frank”, você conhece? Se você já leu esse livro, que tal indicar a leitura para outra pessoa?
  • Passeio virtual: The Anne Frank House (A casa de Anne Frank) está entre os museus mais visitados do mundo. Você pode fazer uma visita online. Acesse: https://www.annefrank.org/en/anne-frank/secret-annex/, clique em “Step inside” e depois em “Explore this room”. Pronto, você já pode explorar todos os cômodos e itens da casa!

 

Hoje nós ficamos por aqui, mas continuem acompanhando o nosso blog porque, em breve, traremos outras dicas e sugestões para vocês.

Vocês também podem entrar em contato conosco por e-mail (linguaportuguesa@aprendebrasil.com.br), indicando sugestões de pautas para nossas postagens.

Até logo!

Equipe de Assessoria de Língua Portuguesa

Deixe o seu comentário!