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26/11/2021 - Arte, Ciências, Educação Física, Educação Infantil, Ensino Religioso, Geografia, História, Informática Educativa, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática

Música na aula de Arte e em casa de uma forma divertida e tecnológica

Olá professora, olá professor! ♥
Que bom tê-los conosco mais uma vez!

Desde os PCNs de 1997, promover o desenvolvimento dos estudantes por meio das linguagens é uma das metodologias que devem nortear o ensino da Arte. Dessa forma, como podemos trabalhar a linguagem da música de uma forma interativa e promovendo a experiência?

Nós temos uma sugestão! O “Eu Sou DJ” é mais um jogo gratuito, desenvolvido pelo Aprende Brasil.

Por meio do jogo, as crianças estimulam a criatividade e o conhecimento, explorando sons, criando músicas e aprendendo sobre os diversos campos artísticos de uma forma divertida!

Jogue agora: https://digital.aprendebrasil.com.br/SEQ/MARKETING/Eu_sou_DJ/

 

Tanto professores quanto a família podem participar desses momentos de diversão e criatividade!

Quando jogar com seus filhos ou alunos, registre esse momento e marque o Aprende Brasil nas redes sociais para conhecermos suas criações musicais.

 

Gostou? Ficou com dúvidas ou tem sugestões?

Deixe aqui nos comentários!!!

ATÉ A PRÓXIMA, TCHAU! =)

Rafael Pawlina

Assessor de Arte

 

Sempre que precisar entre em contato conosco: arte@aprendebrasil.com.br
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26/11/2021 - Arte, Ciências, Educação Física, Educação Infantil, Ensino Religioso, Geografia, História, Informática Educativa, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática

PRORROGAÇÃO EDITAL DE CHAMADA: E-BOOK “REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

 

 

Olá Professores e Professoras

 

 

Sabemos que o final do ano é sempre muito sobrecarregado e é difícil participar de qualquer trabalho extraclasse. Mas, queremos muito a sua contribuição para nosso e-book Reflexões sobre práticas pedagógicas: caminhos para uma Educação antirracista.

Afinal, nosso objetivo principal é compartilhar com professores de todo o Brasil práticas reais, que realmente já foram aplicadas nas mais várias diversas áreas do conhecimento e etapas de ensino.

Você ainda não conhece o Projeto Reflexões sobre práticas pedagógicas: caminhos para uma Educação antirracista? Você não pode perder! Veja esse post no Blog das Assessorias que explicamos tudo pra você.

Mas, resumindo, o evento desenvolveu uma série de encontros online (todas as lives estão gravadas, veja clicando aqui) que trouxeram reflexões sobre temas relacionados à implementação da Lei n° 10.639/2003 com a intencionalidade de promover mudanças no fazer pedagógico e orientar professores, coordenadores e gestores, que ainda se sentem desamparados sobre orientações práticas, ou seja, como planejar e abordar tais temas em sala de aula.

A lives são a primeira etapa do projeto. Mas, queremos mais! Com o objetivo de conhecer e socializar práticas educacionais que promovam a implementação da Lei nas diferentes áreas do conhecimento e etapas de ensino, o Sistema de Ensino Aprende Brasil convida profissionais da educação de municípios conveniados, para fazer parte da construção de um e-book.

Para isso tornamos público a chamada para submissões de relatos de experiência para composição dos capítulos do e-book. Saiba como participar:

 

 

ACESSE O EDITAL DE CHAMADA: E-BOOK “REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

 

 

Calma, que as notícias boas ainda não acabaram! Pois, prorrogamos os prazos de envio dos trabalhos:

 

 

Resultados da avaliação e publicação dos trabalhos no e-book:

Divulgação da chamada: 12 de julho de 2021.

Envio dos trabalhos: 12 de julho até 05 de dezembro de 2021 NOVA DATA 20 DE FEVEREIRO DE 2022.

Divulgação dos aprovados total e parcial (com necessidade de ajustes): janeiro de 2022. NOVA DATA MARÇO DE 2022.

Publicação: 1° semestre de 2022 NOVA DATA 2º. SEMESTRE DE 2022.

As avaliações serão realizadas separadamente pelos membros do comitê de avaliação.

 

 

Informações Gerais:

Quem pode participar? Professores e gestores de todas as etapas de ensino, dos municípios que utilizam o Sistema de Ensino Aprende Brasil.

De que forma? Enviando um relato de experiência sobre a aplicação de temas relacionados à Lei n° 10.639/2003 na sua escola. Cada relato de experiência comporá um capítulo do e-book.

Para qual endereço de e-mail? historia@aprendebrasil.com.br e edfisica@aprendebrasil.com.br

A meta é selecionar entre 10 e 20 relatos de experiência que estejam de acordo com a temática do dossiê e que cumpram as normas para a submissão. Participe e compartilhe, escreva individualmente ou em grupo!

 

Quaisquer outras situações serão avaliadas pelo Comitê de Avaliação e Organização.

Contato: historia@aprendebrasil.com.br e edfisica@aprendebrasil.com.br

 

Equipe Assessoria de Áreas
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26/11/2021 - Arte, Ciências, Educação Física, Educação Infantil, Ensino Religioso, Geografia, História, Informática Educativa, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática

OBRIGADA! EVENTO REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

 

 

Professores e Professoras,

 

 

No mês de novembro encerramos uma etapa do projeto Reflexões sobre práticas pedagógicas: caminhos para uma educação antirracista. Este evento propôs uma série de encontros online que desenvolvem reflexões de temas relacionados à implementação da Lei 10.639/2003 com a intencionalidade de promover mudanças no fazer pedagógico e orientar professores, coordenadores e gestores, que ainda se sentem desamparados sobre orientações práticas, ou seja, como planejar e abordar tais temas em sala de aula.

Contamos com diversos palestrantes além da presença de vocês, educadores do Brasil todo que participaram ativamente das seis lives.

 

Você não sabia desse Projeto? Perdeu alguma live? Calma! Afinal todas estão gravadas e ainda podem ser assistidas, e ainda é possível registrar sua presença e garantir certificação. Veja um pouco do que aconteceu nas lives e como assistir:

 

♦ A abertura do evento aconteceu no dia 08 de junho de 2021, com o tema IMPORTÂNCIA DA LEI 10.639/2003 E SEUS IMPACTOS NA ESCOLA. Neste dia a professora Débora Cristina de Araújo dedicou a explicar, de forma detalhada a lei 10.639/2003. Além de explicar todo o histórico que levou a aprovação da legislação, ela apresentou sua aplicação na escola focando na mudança que a lei trouxe inclusive na produção de materiais didáticos. Para assistir essa transmissão basta clicar aqui.

 

♦ O segundo encontro foi com a professora Adilbênia Machado, no dia 12 de julho de 2021, com o AFRICANIDADES E ANCESTRALIDADE: O ENSINO DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA SALA DE AULA. Neste momento a professora Adilbênia apresentou diversos conceitos da filosofia africana e afro-brasileira, além de uma extensa indicações de referências de estudos para os mais diversos componente curriculares. Para assistir essa transmissão basta clicar aqui.

 

♦ No dia 23 de agosto de 2021, a professora Daniela Pereira da Silva, trouxe o tema CULTURA DIGITAL E PROTAGONISMO ÉTNICO-RACIAL NA SALA DE AULA . O conceito principal foi Etnomídia, a professora apresentou diversos exemplos de usos das redes sociais para sala de aula, de forma que a diversidade chegue aos nosso adolescentes, e que eles também são os produtores desses conteúdos. Para assistir essa transmissão basta clicar aqui.

 

♦ A professora Ariane Celestino Meireles, contribui com a temática CORPOREIDADE E ESPIRITUALIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR, no dia 14 de setembro de 2021. Neste dia a religiosidade, a historicidade, e as práticas corporais são apresentadas a partir de diversos exemplos do cotidiano escolar. Para assistir essa transmissão basta clicar aqui.

 

♦ O quinto encontro, no dia 19 de outubro de 2021, foi comandado por dois professores. Inicialmente o professor Nilo Netto, professor de Educação Física exemplificou alguns trabalhos com capoeira e a macala. Para encerrar, a professora Adilbênia Machado relacionou com alguns conceitos da filosofia, ou seja, um encontro totalmente interdisciplinar. A união da fala desses dois profissionais deu origem ao tema PRÁXIS ANCESTRAIS DE CONSTRUÇÕES AFRORREFERENCIADAS. Para assistir essa transmissão basta clicar aqui.

 

♦ E, para encerrar a série de lives, no dia 16 de novembro de 2021, as professores Débora Cristina de Araújo e Sara da Silva Pereira trouxeram DIÁLOGOS ÉTNICOS-RACIAIS NA LITERATURA PARA CRIANÇAS. Ao assistir essa transmissão você sairá com uma extensa lista, indicações e orientações sobre as tendências contemporâneas da produção literária infantil. É claro que o foco das professoras foi as crianças pequenas, porém a abordagem das professores contribuem para a ampliação de repertório cultural para o planeamento de aula de professores de todos os componentes curriculares e etapas de ensino. Para assistir essa transmissão basta clicar aqui.

 

Assista novamente as lives, veja aquelas que você perdeu e, principalmente, compartilhe com seus colegas!

 

Lembre-se que o evento tem Certificação para todos os participantes. E que você ainda pode participar também do nosso e-book.

 

ACESSE O EDITAL DE CHAMADA: E-BOOK “REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

 

Atenção! Prorrogamos os prazos de envio dos trabalhos:

 

Envio dos trabalhos: 12 de julho até 05 de dezembro de 2021 NOVA DATA 20 DE FEVEREIRO DE 2022.

Divulgação dos aprovados total e parcial (com necessidade de ajustes): janeiro de 2022. NOVA DATA MARÇO DE 2022.

Publicação: 1° semestre de 2022 NOVA DATA 2º. SEMESTRE DE 2022.

As avaliações serão realizadas separadamente pelos membros do comitê de avaliação.

 

Participe e compartilhe com seus contatos!

 

Equipe Assessoria de Áreas
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12/11/2021 - Língua Portuguesa

Extra! Extra! O Banc...

Olá, professores(as)! Tudo bem com vocês! Trazemos uma excelente novidade: já está disponível, na nossa Plataforma Aprende Brasil Digital, o Banco de Questões! 🙂 Neste banco de questões, de Língua Portuguesa e...

12/11/2021 - Língua Portuguesa

Extra! Extra! O Banco de Questões já está disponível!

Olá, professores(as)! Tudo bem com vocês!

Trazemos uma excelente novidade: já está disponível, na nossa Plataforma Aprende Brasil Digital, o Banco de Questões! 🙂

Neste banco de questões, de Língua Portuguesa e Matemática, você encontrará questões que exploram conteúdos e habilidades abordados nos nossos livros didáticos, ao longo do ano. Para localizar, acesse a Plataforma Aprende Brasil Digital (com seu login e senha), e você encontrará, já na abertura, o item “Banco de Questões” (como é possível observar na imagem abaixo).

Ao clicar ali, você terá acesso ao Banco de Questões de Língua Portuguesa e de Matemática:

Ao selecionar o componente de Língua Portuguesa (por exemplo), você terá acesso aos arquivos de todos os anos (do 1° ao 9° ano):

E sempre em duas versões: a versão do aluno (que já está em arquivo PDF, prontinha para imprimir):

E a versão do professor: que traz o gabarito e também a indicação da habilidade explorada em cada questão:

Com isso, professor(a), você consegue selecionar as questões de acordo com as habilidades que mais precisa trabalhar com seus alunos no momento (basta copiar as questões em um editor de texto, de acordo com a sua necessidade, e guardar as demais para outra ocasião).

Gostou da novidade? Comente aqui e nos conte se essas questões serão úteis no seu dia a dia!

Até breve!

Assessoria de Língua Portuguesa

linguaportuguesa@aprendebrasil.com.br

 

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08/11/2021 - Arte, Ciências, Educação Física, Educação Infantil, Ensino Religioso, Geografia, História, Informática Educativa, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática

Diálogos étnico-raciais na literatura para crianças

Olá, Professores e Professoras!

 

No dia 16 de novembro, 15h00, teremos mais um encontro do evento Reflexões sobre práticas pedagógicas: caminhos para uma educação antirracista. O evento propõe uma série de encontros online que desenvolvem reflexões de temas relacionados à implementação da Lei 10.639/2003 com a intencionalidade de promover mudanças no fazer pedagógico e orientar professores, coordenadores e gestores, que ainda se sentem desamparados sobre orientações práticas, ou seja, como planejar e abordar tais temas em sala de aula. 

Desta vez nosso tema será Diálogos étnico-raciais na literatura para crianças, ministrado pelas professoras Débora Araújo e Sara da Silva Pereira. Para acessar a live basta clicar aqui.

 

 

 

 

O evento é composto por 6 encontros, uma vez por mês. Alguns encontros já aconteceram e você pode assistir gravado, clicando nos títulos indicados abaixo:

 

 

ABERTURA: IMPORTÂNCIA DA LEI 10.639/2003 E SEUS IMPACTOS NA ESCOLA

Palestrante convidada: Débora Cristina de Araújo. Professora de Educação das Relações Étnico-Raciais no Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordena o LitERÊtura – Grupo de estudos e pesquisas em diversidade étnico-racial, literatura infantil e demais produtos culturais para as infâncias.

 

AFRICANIDADES E ANCESTRALIDADE: O ENSINO DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA SALA DE AULA

Palestrante convidada: Adilbênia Machado. Professora da UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisa sobre formação, currículo, filosofia africana, o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, tendo a ancestralidade e o encantamento como conceitos delineadores para a formação.

 

CULTURA DIGITAL E PROTAGONISMO ÉTNICO-RACIAL NA SALA DE AULA

Palestrante Convidada: Daniela Pereira da Silva. Licenciada em História, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Pesquisadora na área de História, com ênfase em Ensino de História e em História da África.

 

CORPOREIDADE E ESPIRITUALIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR

Palestrante Convidado: Ariane Celestino Meireles. Doutoranda em Ciências da educação da Universidade do Porto (Portugal), investigo sobre o racismo religioso no ambiente escolar. Licenciada em Educação Física. Profissional em Dança Afro-brasileira. Integrante do LitERÊtura – Grupo de estudos e pesquisas em diversidade étnico-racial, literatura infantil e demais produtos culturais para as infâncias – UFES.

 

PRÁXIS ANCESTRAIS DE CONSTRUÇÕES AFRORREFERENCIADAS

Palestrante Convidado: Nilo Netto¹ e Adilbênia Machado²

  1. Doutorando em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) na linha de pesquisa em Tecnologia e Trabalho. Professor de Arte Circense no Centro Estadual de Capacitação em Arte do Paraná Guido Viaro onde atua com formação continuada de professores.
  2. Professora da UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisa sobre formação, currículo, filosofia africana, o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, tendo a ancestralidade e o encantamento como conceitos delineadores para a formação.

 

 

Para não perder nenhum encontro acesse a programação completa. Baixe o arquivo em PDF e compartilhe com seus contatos. Quanto mais pessoas participarem destes eventos maiores serão as possibilidades para construirmos uma educação antirracista.

 

 

Acesse a Programação em PDF clicando aqui.

 

 

O evento tem Certificação para todos os participantes.

Participe e compartilhe com seus contatos!

 

 

Equipe Assessoria de Áreas

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04/11/2021 - Geografia, História

Bahia – Uma vi...

Olá Professores   No dia 11 de novembro, 15h às 17h, teremos mais um encontro do evento Uma viagem pelo Brasil: a regionalidade em evidência, desta vez nosso foco será o estado de Bahia. Neste encontro traremos...

04/11/2021 - Geografia, História

Bahia – Uma viagem pelo Brasil: a regionalidade em evidência

Olá Professores

 

No dia 11 de novembro, 15h às 17h, teremos mais um encontro do evento Uma viagem pelo Brasil: a regionalidade em evidência, desta vez nosso foco será o estado de Bahia.

Neste encontro traremos algumas reflexões e práticas da Unidade Federativa contemplada, com o objetivo de potencializar o uso dos livros regionais atrelados aos Livros Didáticos Integrados (LDI), e ainda, proporcionar maior compreensão das diferentes escalas de análise (do local para contextos mais amplos).

 

 

 

 

Os conceitos iniciais sobre a temática foram apresentados na abertura do evento. Para assistir esta fala basta clicar na imagem abaixo.

 

 

 

Esta atividade é voltada para professores de 3°, 4° e 5° ano. Mas, todos os profissionais da educação estão convidados.

 

 


 

 

Veja a programação completa do evento:

 

 

 


 

 

Assessoria de Geografia e História

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