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28/11/2023 - Ciências

Jogos nas aulas de C...

Olá professores(as)! Hoje o assunto é sobre a importância dos jogos no ensino de Ciências. As aulas de Ciências são cercadas de muita expectativa e fascínio por parte dos estudantes. Nesse sentido, a utilização ...

28/11/2023 - Ciências

Jogos nas aulas de Ciências: como tornar esse componente curricular ainda mais fascinante?

Olá professores(as)! Hoje o assunto é sobre a importância dos jogos no ensino de Ciências.

As aulas de Ciências são cercadas de muita expectativa e fascínio por parte dos estudantes. Nesse sentido, a utilização de jogos didáticos, digitais ou não, aliados ao Livro Didático Integrado e ao Aprende Brasil Digital, constitui poderosas ferramentas didáticas que estimulam a criatividade dos estudantes, bem como as situações lúdicas de aprendizagem.

Por isso, a Assessoria de Ciências disponibiliza, no link abaixo, um material com reflexões e sugestões bem interessantes a fim de potencializar o uso de jogos nas aulas de Ciências dos anos finais. Aproveite-o para estimular o processo criativo nos estudantes bem como proporcionar momentos de aprendizagem de maneira lúdica e fascinante.

Slides curso jogos_EF2.pdf

Qualquer dúvida a Assessoria de Ciências está à disposição. Grande abraço!

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21/11/2023 - Ciências

Aprender é divertid...

Olá professores(as)! Hoje o assunto é sobre aprendizagem e ludicidade. Tendo como ponto de partida a seção denominada “aprender é divertido”, presente no Livro Didático Integrado, e os objetos educacionais digi...

21/11/2023 - Ciências

Aprender é divertido: o lúdico e a criatividade nas aulas de Ciências.

Olá professores(as)! Hoje o assunto é sobre aprendizagem e ludicidade.

Tendo como ponto de partida a seção denominada “aprender é divertido”, presente no Livro Didático Integrado, e os objetos educacionais digitais disponíveis no Aprende Brasil Digital, o material disponibilizado no link abaixo oferece sugestões de dinâmicas, brincadeiras e jogos que possibilitam momentos de ludicidade e criatividade nas aulas de Ciências dos anos iniciais, estimulando o processo criativo nos estudantes.

Slides curso jogos_EF1.pdf

Aproveite este material e proporcione momentos de aprendizagem com seus alunos de maneira divertida.

Qualquer dúvida a Assessoria de Ciências está à disposição. Grande abraço!

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16/11/2023 - Arte, Educação Física, Educação Infantil

Por uma Educação Antirracista

Olá Professor! Olá Professora!

Tudo bem contigo?

Buscando construir subsídios para efetivar a Lei 10.639/2003 e posteriormente a Lei 11.645/2008 que atualiza a anterior, ou seja, que estabelece o ensino da cultura africana e afro-brasileira e indígenas no currículo de toda a Educação Básica é que estamos elencando algumas possibilidades de leituras que podem ampliar tanto o seu repertório, professor, quanto o dos estudantes. Diante disso, sugerimos três títulos que podem ajudar na sua formação ampliação destes conhecimentos em busca de uma Educação transformadora e antirracista

 

Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-raciais (2006)          

http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/orientacoes_etnicoraciais.pdf

Como ser um educador antirracista (Bárbara Carine, 2023)

 

Pequeno Manual Antirracista (Djamila Ribeiro, 2019)

 

O livro da história negro: Globo Livros (2021)

 

Algumas possibilidades da literatura infantil que podem ser trabalhadas com os estudantes, enfatizando a representatividade positiva, vejam alguns exemplos possíveis:

  • Bruna e a galinha d’Angola por Gercilga de Almeida e ilustração de Valéria Saraiva

  • Omo-oba: histórias de princesas por Kiusam de Oliveira e ilustração de Josias Marinho

  • Meu crespo é de rainha de bell hooks e ilustração de chris raschka

  • Princesas Negras de Ariane Celestino e Edileuza Penha de Souza e ilustração de Juba Robrigues

  • Ulomma: a casa da beleza e outros contos de Sunny e ilustração de Denise Nascimento

  • Nana & Nilo: aprendendo a dividir de Renato Noguera e ilustração de Sandro Lopes

 

 

E aí, você conhece alguma dessas referências? Qual tal ampliar o seu repertório? De modo, a não improvisar a sua prática, mas sim, buscando: “desfazer mentalidade racista e discriminadora secular, superando o etnocentrismo europeu, reestruturando relações étnico-raciais e sociais, desalienando processos pedagógicos. Isto não pode ficar reduzido a palavras e a raciocínios desvinculados da experiência de ser inferiorizados vivida pelos negros, tampouco das baixas classificações que lhe são atribuídas nas escalas de desigualdades sociais, econômicas, educativas e políticas” (BRASIL, 2004, p. 15).

O que achou? Deixe seus comentários!

 

Um abraço afetuoso,

Kátia Costa e Rafael Pawlina

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06/11/2023 - Educação Infantil

Competências socioe...

Olá, Professor! Hoje viemos indicar um documentário que aborda questões ligadas ao socioemocional e nos traz reflexões sobre nossa atuação e contribuição no desenvolvimento das crianças. “O segredo da criança...

06/11/2023 - Educação Infantil

Competências socioemocionais – dica de documentário

Olá, Professor!

Hoje viemos indicar um documentário que aborda questões ligadas ao socioemocional e nos traz reflexões sobre nossa atuação e contribuição no desenvolvimento das crianças. “O segredo da criança invisível” é um convite para que olhemos para nossa infância, para quem somos hoje, que é fruto de nossas vivências, experiências e afetos ao longo de toda nossa vida, e nos traz possibilidades de nos tornarmos pessoas melhores, professores, pais e familiares mais conscientes de nossas ações com e para com nossas crianças.

Competências socioemocionais, habilidades socioemocionais, inteligência emocional, autoconhecimento, autocontrole, gestão da emoção… são tantos termos e nomenclaturas! Uma frase bastante comum quando falamos de competências socioemocionais é: “Ninguém dá o que não tem.”, e sabemos que é verdade. Mas como ter, como desenvolver aquilo que talvez eu não tenha e queira ter? Primeiro reconhecendo que não tenho / não sei, que quero, olhando, mesmo que doa, para partes minhas e da minha história, acolhendo, lendo, conversando com pessoas da minha confiança, fazendo psicoterapia, meditação, enfim… são tantos os conhecimentos e as ferramentas disponíveis. “Fácil não é, mas é possível!”, é uma fala do documentário. É no nosso cotidiano que, com consciência e entendimento de nós, em primeiro lugar, podemos fazer diferente!

“O segredo da criança invisível” retrata,

de forma muito profunda, o impacto individual e social causado por violências sofridas na infância. As violências podem ser nítidas ou ocultas, conscientes ou inconscientes, e de diversas formas: físicas, emocionais, por abandono afetivo, negligência etc. A obra também retrata como podemos ampliar o nosso olhar para esse tema pela perspectiva da criança que fomos.

Nosso olhar, nossos questionamentos e nossos aprendizados podem ser ampliados a partir do documentário, que trata dos Direitos Humanos e dos Direitos das Crianças que, mesmo parecendo direitos básicos: saúde, alimentação, educação, lazer, respeito, quando negligenciados, tornam as crianças invisíveis.

Vale a reflexão!

Se desejar compartilhar suas percepções sobre o tema ou situações que você vivenciou, suas experiências e aprendizados, deixe seu comentário aqui embaixo.

Vamos gostar de saber e interagir com você!

Até mais!

Um abraço,

Equipe da Assessoria Educação Infantil Aprende Brasil

Se desejar falar conosco, envie e-mail para: edinfantil@aprendebrasil.com.br
Siga nossas redes sociais: @aprendebrasil

 

Documentário disponível em:
https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=90gyULkBvzE
Indicação complementar:
https://www.tudoviratexto.com/single-post/o-segredo-da-crian%C3%A7a-invis%C3%ADvel

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03/11/2023 - Arte

Dia da Consciência ...

Olá professor, olá professora O Dia da Consciência Negra é uma data importante que tem como objetivo promover a reflexão e o debate sobre a inserção do povo negro na sociedade, além de conscientizar a população...

03/11/2023 - Arte

Dia da Consciência Negra – Na aula de Arte

Olá professor, olá professora

O Dia da Consciência Negra é uma data importante que tem como objetivo promover a reflexão e o debate sobre a inserção do povo negro na sociedade, além de conscientizar a população sobre a importância da igualdade racial. Esta celebração é uma oportunidade para reconhecer e valorizar a contribuição dos afrodescendentes para a cultura, a história e o desenvolvimento do Brasil e de outros países.

A data remete ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro de 1695. Zumbi foi um importante líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores e mais duradouros quilombos do período colonial brasileiro, que representou uma resistência significativa ao sistema escravagista. Assim, o Dia da Consciência Negra não apenas homenageia Zumbi, mas também serve como um lembrete da luta contra a opressão e discriminação que a população negra enfrenta há séculos.

Celebrar o Dia da Consciência Negra é uma maneira de promover a conscientização sobre a história e a cultura afro-brasileira, destacando as contribuições dos negros para a formação da identidade nacional e reforçando a importância da igualdade, do respeito e da valorização da diversidade étnico-cultural em nossa sociedade. É uma ocasião para refletir sobre as desigualdades existentes, combater o racismo estrutural e promover a inclusão e a justiça social para todos, independentemente da cor da pele.

Trabalhar em Arte no Dia da Consciência Negra pode ser uma maneira poderosa de celebrar a cultura e a história afro-brasileira, bem como de abordar questões relevantes relacionadas à luta e à resistência negra. Aqui estão algumas ideias para projetos artísticos que podem ser explorados:

 

  1. Exposições Artísticas: Organize uma exposição de arte que destaque a contribuição dos artistas negros para a cultura e a sociedade. Isso pode incluir pinturas, esculturas, fotografias e outras formas de arte visual. Mas muito cuidado com os estereótipos.

 

  1. Performances Artísticas: Realize apresentações de dança, teatro ou música que celebrem a herança cultural afro-brasileira e abordem questões importantes relacionadas à história e à identidade negra.

Existem diversas referências de dança e teatro africanos, que são ricas manifestações culturais enraizadas em tradições ancestrais e que continuam a ser preservadas e celebradas em diferentes regiões do continente. Aqui estão algumas referências notáveis:

 

Djembé: O djembé é um instrumento de percussão tradicional da África Ocidental, frequentemente associado a ritmos e danças étnicas da região. A sua batida pulsante é um componente fundamental de muitas formas de dança africana.

Gumboot Dance: Originária das minas de ouro da África do Sul, a Gumboot Dance é uma forma de dança que se desenvolveu a partir das experiências dos trabalhadores nas minas. É caracterizada pelo uso de botas de borracha para criar ritmos complexos e emocionantes.

Dança Yorubá: Várias danças tradicionais são realizadas pelas comunidades Yorubá da Nigéria e de outras regiões da África Ocidental. Essas danças muitas vezes têm significados rituais e espirituais, e são executadas em ocasiões cerimoniais e festivas.

Danças do Congo: O Congo é conhecido por uma grande variedade de estilos de dança que refletem a diversidade étnica da região. As danças congolesas são frequentemente acompanhadas por tambores e outras percussões tradicionais, com movimentos dinâmicos e expressivos.

Teatro Épico da África Ocidental: O teatro épico da África Ocidental é uma forma de performance que combina música, dança e drama para contar histórias épicas e mitológicas. Ele é muitas vezes marcado por máscaras elaboradas, trajes coloridos e performances energéticas.

Teatro das Máscaras: O teatro das máscaras é uma tradição teatral significativa em muitas culturas africanas, como a da África Ocidental e Central. As máscaras são usadas para representar espíritos, ancestrais e figuras míticas, e desempenham um papel crucial em cerimônias religiosas e festivais tradicionais.

 

Essas são apenas algumas das muitas formas de dança e teatro que enriquecem a diversidade cultural do continente africano. Cada região e grupo étnico tem suas próprias tradições únicas, transmitidas de geração em geração, representando a rica herança cultural do continente.

 

  1. Oficinas Criativas: Promova oficinas de arte para crianças e jovens, onde eles possam aprender sobre a cultura afro-brasileira e criar suas próprias obras de arte inspiradas nessa temática.

 

  1. Murais Comunitários: Colabore com a comunidade escolar para criar murais que retratem figuras históricas importantes, eventos significativos ou temas relevantes relacionados à luta e à resistência negra.

 

  1. Projeções de Filmes e Documentários: Organize exibições de filmes e documentários que abordem questões sociais e históricas relacionadas à comunidade negra no Brasil e no mundo.

A cultura africana é extremamente rica e diversificada, e muitos filmes e documentários foram produzidos para celebrar e explorar essa riqueza cultural. Aqui estão alguns filmes e documentários notáveis que abordam diferentes aspectos da cultura africana:

  1. “Kirikou e a Feiticeira” (1998): Um filme de animação franco-belga que retrata as aventuras de um menino pequeno e corajoso chamado Kirikou em uma vila africana.
  2. “Timbuktu” (2014): Um filme dramático franco-mauritano que retrata a vida cotidiana em uma cidade do Mali sob o controle de extremistas religiosos.
  3. “A Rainha de Katwe” (2016): Um drama biográfico que conta a história de Phiona Mutesi, uma jovem ugandense prodígio do xadrez.
  4. “Fela Kuti: Finding Fela” (2014): Um documentário que mergulha na vida e obra do lendário músico nigeriano Fela Kuti, pioneiro do afrobeat e ativista político.
  5. “Rafiki” (2018): Um filme queniano que aborda o romance entre duas jovens mulheres em uma sociedade conservadora e as lutas que enfrentam devido à discriminação social.
  6. “Eu Não Sou Seu Negro” (2016): Um documentário baseado em um manuscrito inacabado de James Baldwin, que reflete sobre a história do racismo nos Estados Unidos e as lutas dos direitos civis.
  7. “O Poder Negro” (2021): Uma série documental que examina a história do movimento dos direitos civis e a luta contínua contra o racismo nos Estados Unidos.
  8. “Sembène!” (2015): Um documentário sobre o pai do cinema africano, Ousmane Sembène, que se destacou como um dos primeiros cineastas a abordar temas africanos de uma perspectiva africana.

 

Esses filmes e documentários oferecem uma variedade de perspectivas sobre a cultura africana, abordando questões sociais, políticas e culturais cruciais, bem como a rica herança e diversidade que caracterizam o continente africano.

  1. Poesia e Literatura: Realize sessões de poesia e leituras de obras literárias que enfatizem a voz e as experiências dos escritores negros. Isso pode incluir poesia, contos, romances e ensaios.

 

É importante garantir que essas atividades promovam o respeito, a valorização e a compreensão da cultura e das experiências da comunidade negra, ao mesmo tempo em que destacam a importância da luta contínua por igualdade e justiça.

Aqui estão algumas outras atividades de Arte divertidas e educativas que podem ser realizadas com crianças pequenas para celebrar o Dia da Consciência Negra:

 

– Pintura de máscaras africanas: Forneça às crianças materiais como papel, tintas e pincéis para que possam pintar suas próprias máscaras africanas coloridas. Você pode mostrar a elas imagens de máscaras africanas autênticas para inspirar sua criatividade.

– Colagem de retalhos de tecido: Ofereça uma variedade de tecidos coloridos e texturizados para que as crianças possam criar colagens inspiradas em roupas tradicionais africanas. Incentive-os a criar padrões e designs interessantes com os tecidos.

– Desenho de padrões africanos: Apresente às crianças alguns padrões tradicionais africanos e incentive-as a criar seus próprios desenhos baseados nesses padrões. Elas podem usar lápis de cor, giz de cera ou marcadores para dar vida aos seus designs.

– Dança e música: Ensine às crianças passos de dança simples inspirados em danças africanas tradicionais e coloque músicas africanas animadas para que elas possam dançar e se divertir. Isso pode ser uma forma interativa e divertida de introduzi-las à cultura africana.

– Conta de histórias: Conte histórias sobre figuras proeminentes da história africana ou histórias tradicionais africanas que transmitem mensagens de respeito, igualdade e diversidade. Isso pode ser acompanhado por ilustrações ou desenhos simples feitos pelas próprias crianças.

– Atividade de quebra-cabeça: Forneça quebra-cabeças com imagens de crianças de diferentes origens étnicas e culturais, incluindo crianças negras. Isso pode ajudar as crianças a compreender e apreciar a diversidade étnica desde cedo.

 

Essas atividades de arte não apenas permitem que as crianças se divirtam, mas também as ajudam a aprender sobre a importância da inclusão, respeito e valorização da diversidade cultural, ensinando-lhes desde cedo sobre a importância do Dia da Consciência Negra e da igualdade racial.

Lembre-se professor, você é o referencial dos seus alunos, por isso a forma como você abordar o tema da Consciência negra, fará total diferença na forma como seus alunos veem o tema.

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25/10/2023 - Ciências, Geografia

Precisamos falar sob...

Olá professora! Olá professor! As aulas de Geografia são conhecidas por apresentar assuntos que raramente são considerados interessantes pelos alunos, como clima, relevo e vegetação. Contudo, como educadores, devem...

25/10/2023 - Ciências, Geografia

Precisamos falar sobre extremos climáticos

Olá professora! Olá professor!

As aulas de Geografia são conhecidas por apresentar assuntos que raramente são considerados interessantes pelos alunos, como clima, relevo e vegetação. Contudo, como educadores, devemos sempre estabelecer relações entre os assuntos presentes no LDI (Livro Didático Integrado) e a realidade, independente da escala de análise.

Atualmente, temos assistido eventos climáticos extremos em todo o planeta, como chuvas fortes em diferentes pontos do Brasil, seca na Amazônia, ondas de calor na Europa, incêndios em áreas florestais, ou seja, trazer assuntos como os mencionados no parágrafo anterior é importante, mas relacioná-los com fatos reais e recentes, é essencial, ou seja, não podemos postergar o diálogo com nossos alunos, sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas.

Não podemos mais adiar o debate dessas questões em sala de aula, independente da etapa escolar, pois a criança de hoje, é o adulto crítico de amanhã. É urgente que todos saibam que a humanidade só se manterá, se começarmos a agir agora e não em um futuro próximo.

É válido lembrar que não se trata de teorias conspiratórias, mas de um problema real que atinge à todos. Assim, a educação climática na escola poderia perpassar por todos os componentes curriculares, suscitando inclusive, um projeto interdisciplinar. Desde 2022, tramita na Câmara dos Deputados um Programa Nacional de Educação Climática nas Escolas que tornaria obrigatório o debate acerca dessa temática, inclusive, em novembro de 2025, a 30ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP30),  será realizada em Belém, capital do Pará.

Enfim, não basta apenas termos consciência desses extremos, temos que acima de tudo, buscar soluções a partir do nosso cotidiano. Esse é o nosso desafio!

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Equipe Assessoria de Geografia
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Referências:
Fonte imagem: https://pixabay.com/pt/illustrations/ai-gerado-desperd%C3%ADcio-reciclando-8286562/  Acesso em 25 outubro 2023

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