05/06/2020 - Educação Infantil

Quarentena brincante para crianças de todas as idades

Olá, pessoal! Como vocês estão?

Brincar faz parte da infância e, embora muitas vezes pareça só bagunça ou diversão, pode-se dizer que é um momento em que a criança além de estar se divertindo, também está aprendendo e se desenvolvendo.

 

“É no brincar, e talvez apenas no brincar, que a criança ou adulto fruem de sua liberdade de criação. As brincadeiras servem de elo entre, por um lado, a relação do indivíduo com a realidade interior, e por outro lado, a relação do indivíduo com a realidade externa ou compartilhada.”

(WINNICOTT apud MEYER, 2011, p. 33)

 

Por meio da brincadeira, a criança ultrapassa a realidade, transformando-a através da imaginação e do faz de conta. É uma das formas encontradas para expressar sentimentos, desejos e emoções.

E como estimular a imaginação das crianças?

Sabemos que a criança sempre procura um jeito de brincar!  Pais, professores e responsáveis podem estimular a imaginação das crianças, criando propostas bacanas com objetos que possuem em casa, sem precisar comprá-los ou investir muito para isso. E quando a brincadeira começar,  questione-as, incentivando-as para que elas mesmas encontrem as soluções para os problemas que possam surgir durante a brincadeira.

No último post foi comentado sobre “fazer da casa um espaço brincante” criando um ambiente com propostas ricas onde a criança possa brincar e interagir com os objetos, com o tempo e o espaço de forma instigante, segura e feliz, porque quando brinca, ela está conhecendo o espaço e a consciência do próprio corpo.

Dessa forma, vamos continuar fazendo da casa um espaço brincante?

Que tal brincar de “Encontre a sombra”? É uma ótima ideia de jogo de raciocínio para as crianças!

Para esta brincadeira você vai precisar de:

– Lanterna ou abajur (no caso da lanterna, é preciso ter como fixá-la parada)

– Papel (o tamanho do papel vai depender do tamanho da sombra que você quiser criar)

– Lápis ou caneta

– Objetos variados como panelas, potes de plástico vazios utilizados para guardar alimentos ou outros tipos de potes, frigideira, garrafas pets pequenas de suco ou de nescau, enfim objetos disponíveis em sua residência e que possam ser manuseados com segurança pela criança.

Em seguida, incentive-as a criarem formas estranhas, para isso o primeiro passo é montar uma escultura com os objetos que forem escolhidos. Podem ser panelas empilhadas, cubos de montar, objetos lado a lado. Este é o momento da sua criatividade, utilizando o que você tiver em casa.

Em seguida, acenda a lanterna ou o abajur de forma que reflita uma sombra no chão.

Logo depois, coloque um papel no chão de tamanho suficiente para você desenhar o contorno da sombra nele. A partir daí você não poderá mover mais a lanterna ou abajur do lugar para desenhar o contorno da sombra.

Quebra-cabeça:

Nesse momento, retire os objetos da posição em que eles estavam e deixe-os de lado. É o momento de chamar as crianças para brincar. Elas precisam reproduzir a sombra que você criou, com os objetos que estão ali. Perceba que é um belo jogo de raciocínio para as crianças.

Já que o primeiro “brinquedo” para os bebês é o próprio corpo e o da mãe, movimentar as mãos e dedos, a cabeça, os braços e pernas, o móbile do quarto, tecidos podendo ser até mesmo um lençol ou um pano de prato e diversos outros materiais fazendo sombras com eles na parede da sala ou em qualquer outro ambiente da residência é uma ótima experiência para os bebês e crianças bem pequenas. As crianças poderão observar como se faz a sombra crescer ou diminuir na parede e observar como isso também ocorre em função da posição do sol durante o dia.

Desde muito pequenas, as crianças se encantam com a luz e prestam muita atenção às sombras e seus movimentos.

Luzes e sombra têm realmente sua poesia. Conseguem chamar a atenção da criança tanto que uma simples ação de “acende e apaga” pode proporcionar momentos divertidos!

Para saber mais a respeito dessa brincadeira acesse https://www.tempojunto.com/2017/11/16/encontre-a-sombra-certa-um-jogo-de-raciocinio-otimo-para-criancas/

 

Deixe um comentário contando como foi brincar de encontrar a sombra!

Forte abraço e até o próximo post!

Equipe Assessoria Educação Infantil

Não hesitem, entrem sempre em contato conosco pelo e-mail edinfantil@aprendebrasil.com.br

Siga nossas redes sociais: @aprendebrasil

 

Deixe o seu comentário!

  • amo a brincadeira do quebra cabeça, ´pois ela exercita o cerebro. Já a brincadeira da sombra acho mais complicada, pois nem sempre temos acesso a sombra.

    • Olá Monica, é importante esse trabalho de sombra, luzes com os pequenos, use nem que seja uma lanterna, um abajur, mas o importante é não deixar de fazer. Abraço. Luciane

  • Estas brincadeiras despertam muito o interesse e a curiosidade das crianças.

    • Sim, Maria Elisa! E está em nossas mãos o papel de auxiliar, incentivar e oportunizar tais vivências para os pequenos!
      Gratidão pela contribuição!
      Abraço,
      Beatriz

  • É interessante a proposta de brincar com as crianças, pois o interesse deles realmente envolve a família.

    • E isso é lindo, Neusa!
      As crianças brincam, aprendem e se divertem! Tudo que precisam para um desenvolvimento saudável!
      Abraço,
      Beatriz

  • As atividades são muito divertidas e interagem todas as crianças .Brincar é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos

    • Oi, Zuleide!
      Para as crianças, brincar é uma forma de viver e de ver o mundo!
      Agradecemos sua participação em nosso blog! S2
      Abraço,
      Beatriz

  • Amei, achei bem interessante pois além de ser criativa envolve a família, desperta a curiosidade e a criança aprende brincando

    • Com certeza, Maria Elizete! Agradecemos sua participação!
      Quanto mais estimulamos e incentivamos a curiosidade e a criatividade das crianças, mais elas aprendem e desenvolvem todo seu potencial nas diversas áreas! =)
      Um abraço,
      Beatriz

    • Sim, Cleide! E a arte está em toda “pARTE”! S2
      Vamos contemplar mais, criar e ampliar essas possibilidades com nossas crianças!
      Um abraço,
      Beatriz

  • FIzeram com minha afilhada, ela se divertiu muito e questionou o porque dela estar tao perto.

    • Muito legal, Sinara! E assim as crianças vão brincando, aprendendo e estabelecendo relações com o contexto! Ficamos felizes em saber!
      Um abraço, Beatriz

    • Agradecemos seu feedback, Maria Elisa! Ah, que saudade de brincar assim com as crianças, na escola… S2
      Um abraço, Beatriz

  • Atividade criativa e enriquecedora e ao mesmo tempo lúdica e significativa .

    • Jádna, que bom que gostou, nos deixa feliz seu depoimento, fique de olhos que logo vem mais novidades. Abraço.
      Luciane

  • Achei muito interessante a proposta das duas brincadeiras, pois realmente envolve a família. Brincar para toda criança é algo levado muito a sério.

    • Olá Rita, que bom que gostou dessa dica, estamos preparando muito mais ideias, fique de olho aqui no blog. Abraço. Luciane